Raquel Baracat

View Original

Gaste menos com o carro - Coluna Investimentos por Rodrigo Teixeira Mendes

 

Olá boa tarde!

 Tem carro e sofre com os custos? Seguem algumas dicas bem interessantes para não ter muito mais dor de cabeça:

 - Observar a classificação do carro

 Os carros também recebem uma avaliação do Instituto Inmetro envolvendo questões de consumo, entre outros itens, por isso, uma das principais dicas para gastar menos com o carro é observar, antes de comprar, se a classificação que o carro recebeu foi igual ou próximo da letra A. Esses carros são os mais econômicos.

 - Atenção para o seguro do carro

 A questão do seguro do carro também é outro ponto que deve ser observado pelas pessoas que querem economizar com o automóvel, por esse motivo é muito importante pesquisar seguradoras que não utilizem somente a análise de perfil como sua principal fonte de registro do segurado.

 Pesquise muitas empresas, afinal muitas vezes o barato pode sair caro. Muita atenção na escolha da seguradora, algumas são até um pouco mais caras, mas oferecem contrapartidas e atendimento diferenciado.

 - Estacionamentos

 Os estacionamentos são caros no Brasil, principalmente nas grandes cidades e por conta do alto valor do gasto com estacionamento e até mesmo a insegurança que pode surgir deixando o carro em alguns lugares, muitas vezes utilizar o serviço de taxi ou de aplicativos como o Uber podem significar, além de economia substancial, a segurança de não ter nenhum problema com o carro.

 Manutenção

 A manutenção do carro é um dos itens mais importantes na hora de manter um carro conservado, o que significa economia de gastos hoje e no futuro. Faça a manutenção de forma adequada e cuide muito bem do carro, que é um bem de consumo caro e custoso.

Apesar dessa atividade ser muito importante, é essencial que o motorista sempre faça uma pesquisa sobre o tipo de serviço a ser realizado, já que uma simples manutenção pode sair mais cara que o esperado.

 Se o seu carro é novo, atenção para a manutenção preventiva para não perder a garantia. Nesse quesito, mais uma vez o barato pode sair muito caro, pois trata-se de uma exigência das montadoras.

 - Multas e taxas

 Uma outra dica de como gastar menos com o carro é ter cuidado com os excessos na hora em que estiver dirigindo, já que deslizes neste momento podem trazer prejuízos para o motorista e para o carro.

 O cuidado na direção acaba trazendo muitas vantagens, pois dessa forma os motoristas conseguem evitar tomar multas, sofrer acidentes e outros tipos de males. O bolso e a saúde de todos agradecem.

Dialogar sobre automóveis não é uma tarefa fácil, afinal muita coisa precisa ser levada em consideração na hora da escolha veículo. Finanças, rotina e segurança são alguns elementos que precisam ser muito bem pensados.

Por outro lado, coisas simples costumam ser ignoradas por muita gente. Cuidado com esse comportamento.

 Tem dúvidas? Entre em contato.

Até a próxima semana!

Rodrigo Teixeira Mendes

Coluna Investimentos

Graduado em Direito pela Universidade Paulista e Pós Graduado em Administração de Negócios pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, além de possuir experiências na área financeira e comercial em empresas como Banco Itaú, RR Donnelley Moore, Camargo Correa. Atualmente tem atuação no setor financeiro e ministra cursos e palestras na área de Educação Financeira com foco na disseminação do conhecimento de produtos disponíveis no Mercado Financeiro (Finanças Pessoais, Renda Variável, Renda Fixa). E-mail: rodrigo@valutainvest.com.br  Telefone: (19) 99626-1540/(19) 2513-0103