Raquel Baracat

View Original

O que é ser um empreendedor? Coluna Empreendedorismo por Tataiana Garcia

Muito se fala hoje em dia em empreender. Empreendedorismo é mesmo uma palavra que está em alta e a qual muitos querem ser, mas o que de fato é ser um empreendedor?

Para mim, empreender nada mais é do que fazer aquilo que muitos não têm coragem. Empreender é se arriscar em um novo negócio, em uma nova atividade, fazer diferente sem ter o medo do que os outros irão pensar. Um empreendedor transforma sonhos e ideias que estão no papel, em realidade. Acontece que para fazer isso, o empreendedor precisa estar muito bem com ele mesmo, precisa confiar em si, estar preparado para enfrentar o mundão, precisa ter equilíbrio emocional para não se abalar com as opiniões externas ou problemas que surgirão ao longo do caminho.

Então, resumindo: empreender é ser uma pessoa melhor a cada dia. Mas, para isso é necessário muita força de vontade. E nem todo mundo quer sair da sua zona de conforto, nem todo mundo está preparado e tem essa coragem toda. Por isso que um empreendedor se destaca de muitos, pela sua garra e determinação. Percebo então, que empreender é ir além de apenas fazer coisas; é também “ser” uma boa pessoa. Muito do que leio e escuto sobre empreendedorismo está relacionado a negócios, economia, empresas e assuntos mais científicos; onde na verdade, deveríamos escutar mais sobre como ser uma pessoa melhor e como aprender a lidar com as nossas dificuldades. Não associamos muito esse conteúdo ao empreendedorismo; mas de fato, seria necessário aprende-lo antes de empreender.

Além disso, um empreendedor está constantemente sendo observado pelas pessoas ao seu redor; por isso, ele está dando seu exemplo a todo instante. Muitos se inspiram através dele. Por esse motivo, acredito que quanto mais trabalharmos nossas limitações, desenvolver nossas qualidades, aprender a usar o nosso melhor, mais próximo estaremos de se tornar um empreendedor de sucesso. Não existe fórmulas nem uma escola para isso, talvez por que a melhor delas seja a própria vida. Também não se tem uma idade exata para empreender hoje em dia, o que de fato precisamos é da resiliência para enfrentar os problemas que um empreendedor terá, e ainda por cima sair deles com um lindo sorriso no rosto. Claro que com a maturidade nos tornamos mais aptos para enfrentar os problemas; mas caso contrário, se tornarmos mais ranzinzos, longe estaremos de empreender. Por isso que um jovem de 18 anos, que tenha a força para enfrentar seus problemas, talvez tenha mais sucesso de empreender devido sua irreverência e alegria de viver; que alguns mais maduros possam ter perdido.

Ser empreendedor tem muito mais a ver com as experiências que você viveu e quanto tempo sofre em cada problema que aparece na sua vida. O empreendedor precisa manter sua energia sempre alta, mesmo com mil preocupações, para que possa motivar as pessoas ao seu redor. Quanto mais feliz ele fizer isso, mais ganhará a confiança de sua equipe, e mais positivamente impactará as pessoas ao seu redor. Isso é criar um legado e ser seguido por vários. A única diferença das pessoas tradicionais para os empreendedores, é que eles optam por usar as empresas como ferramentas de seu autoconhecimento. Você pode optar por usar outras, se preferir, a escolha é sua. O importante é ser corajoso o suficiente para empreender, independente da ferramenta ou meio de utilizar.

Tatiana Garcia

Coluna Empreendedorismo

Formada em Administração de Empresas com Ênfase em Marketing (ESAMC), MBA Executivo em Gerenciamento de Projetos (FGV), MBA Internacional em Gestão Negócios (OHIO), Apoiadora do Curso de Liderança e Comunicação de Alta Performance Master Mind; ela hoje tem uma experiência em 10 anos em Finanças no Brasil e na Austrália, onde ocupou uma vaga em Gerente de Projetos no State Street of Boston. Especialista em Franchising, ela abriu sua própria empresa que promove um novo conceito para ajudar os empresários brasileiros a melhorarem seus resultados, ter uma equipe mais engajada e a inovar.Email: franquias.mb@gmail.com