O equilíbrio muscular e a prevenção de lesões - Coluna Fitness por Cassius Oliveira da Cia Athletica Campinas
Todo desiquilíbrio de força entre dois membros ou grupos musculares antagonistas, por exemplo, músculos anteriores e posteriores, deve ser corrigido como forma de minimizar lesões.
Se um corredor apresentar 10% ou mais de força em uma das pernas ou 2,5 cm ou mais de assimetria na circunferência de uma delas, realizará uma impulsão muito mais potente com a perna mais forte e sobrecarregará a perna mais fraca na aterrisagem.
Tratando-se de grupos antagônicos, estudos sugerem que o bíceps femoral (posterior da coxa) não deve ter menos que 60% da força do quadríceps (anterior da coxa) para evitar uma sobrecarga.
Para corrigir os desiquilíbrios é necessário primeiramente detectar o problema e posteriormente realizar otreinamento específico incluindo exercícios unilaterais com o membro mais fraco e de ações reversíveis, aplicado por profissionais especializados.
Cassius Oliveira
Professor e Personal Trainer da Cia Athletica Campinas. Seis vezes campeão sul americano de Levantamento de Peso Básico. Pós-graduado em Ciências do Esporte pela Unicamp.