Raquel Baracat

View Original

EGITO - Desbravando a “Terra dos Faraós” (PARTE 1) - Coluna Viagem por Graziella Vulcano

Olá amantes de viagem!!!

E quando seu sonho de infância torna-se realidade? Simmm, eu sonhava com o Egito desde criança e, em Setembro do ano passado, consegui realizar!

Fiquei 15 dias passeando de norte a sul do país, desde Alexandria, ao norte, (banhado pelo Mar Mediterrâneo), até o sul, em Abu Simbel (na antiga Núbia, quase divisa com o Sudão).

Como tenho muitas coisas legais para contar sobre o Egito, vou dividir esse tema em três posts separados, assim poderei passar pra vocês, com mais detalhes, os pontos altos dessa minha viagem dos sonhos!!!

Como muitos não sabem, para entrar no Egito precisamos de um visto, que pode ser facilmente adquirido na entrada do país, pelo valor de 25 dólares americanos.

Contratamos um guia egípcio que falava português. (Isso é fundamental, viu gente! É muito complicado andar por lá sem a presença de um guia, pois a curiosidade pelos turistas é imensa (pedem pra tirar foto com a gente o tempo todo, principalmente se você for mulher, loira e de olhos claros), a língua é dificílima, e eles não falam e nem entendem inglês muito bem.)

Achei a comida muito boa e bastante parecida com o que temos no Brasil: frutas, saladas e legumes frescos, carnes, peixes... só os doces não me surpreenderam.

Uma grande dúvida que sempre me perguntam: E A SEGURANÇA? Gente, é muito seguro!!!Cheio de policiais armados pelas ruas o tempo todo, nas entradas de todos os pontos turísticos, nas rodovias, nas entradas de aeroportos, etc. Achei muito mais seguro do que andar pelas ruas do Brasil!

O povo é muito simpático e acolhedor. Adoram os brasileiros, até demais!!Rsrs...

Mas os comerciantes chegam a ser chatos, pois são muito insistentes para você comprar seus produtos.

Minha grande emoção foi ficar hospedada em Gizé, há uns 19 km do centro do Cairo, para poder ficar mais perto das Pirâmides.

Ter a vista das três Pirâmides de Gizé bem em frente da sacada do meu quarto de hotel foi realmente surreal! Uma emoção única na vida!

Sem dúvida, todo mundo que vai ao Egito, tem como objetivo principal ver as Pirâmides de perto.

Ao contrário do que se imagina, elas não ficam sozinhas e isoladas no meio do “nada”, e sim, bem próximas de avenidas movimentadas e de todo crescimento da cidade ao redor delas nos últimos anos.

A Pirâmide de Quéops é a maior delas e eu entrei dentro!!! Surreal!

Também andei de camelo, vi a Grande Esfinge e a noite eles fazem um show de Luz e Som na área das Pirâmides que é muito bonito!!

Falando nesse post um pouco sobre a cidade em que ficamos mais tempo, a capital CAIRO.

Trânsito é caótico, calor de matar na maior parte do ano, muita sujeira pelo chão e rios, muita gente andando por toda parte, predominância da cor “amarronzada” devido a cor das construções... porém, possui sua riqueza cultural, seu amor pelos turistas e seus encantos exatamente por ser assim! Se ela fosse igual Nova Iorque, Paris ou Milão, não teria a mínima graça!! Rs...

Ficando hospedado no Cairo, você pode conhecer várias cidades nos arredores, fazendo “bate e volta” com transporte terrestre e conhecendo muitos lugares famosos e históricos em regiões vizinhas como: Memphis, Dashur, Alexandria, etc.

O Cairo apresenta alguns lugares maravilhosos e imperdíveis para se conhecer além das Pirâmides como: Museu do Cairo, Bazar Khan El Khalil, Cidadela de Saladino, Bairro Kopto, Mesquita de Alabastro, Shopping City Stars Mall (é lindooo e incrível gente!! Com lojas dos EUA e Europa! Levem dinheiro para as compras nele, apesar do preço não ser tão barato!)

RESUMO DAS DICAS MAIS IMPORTANTES SOBRE O EGITO:

- A moeda egípcia é a LIBRA EGÍPCIA, e ela equivale a mais ou menos isso:

1 dólar americano = 18 libras egípcias ...  (uma água mineral custa, por exemplo, 3 libras egípcias compradas na rua)

- JAMAIS TOMAR ÁGUA DE TORNEIRA!!! A água lá é contaminada, dá piriri!!! Rsrs.... Tomar apenas ÁGUA MINERAL LACRADA (vende em todos os lugares)

- Contratar um guia que te leve para todos os lugares, com transporte providenciado por ele e que tenha ar condicionado (eu tenho indicação caso queiram)

- Mulheres turistas não andarem sozinhas pelas ruas e locais públicos devido ao assédio das fotografias... circularem sempre acompanhadas pelo guia local! E usem roupas mais comportadas, de preferência sem decotes e sem pernas de fora, pois o país é, em sua grande maioria, de muçulmanos.

- Pede-se gorjeta por tudo, quase até pelo ar que você respira... vá preparado, porque é cultural deles.

No próximo post vou contar um pouco sobre meu CRUZEIRO PELO RIO NILO!!! Sensacional!!!

Beijo, beijo, beijo...

Grá Vulcano

Graziella Vulcano

Coluna Viagem

Dentista formada pela PUC de Campinas em 1998 e dona da “Pink Honey Pães de Mel”, criada por ela em 2011. Uma grande e eterna amante de viagens pelo mundo a fora!!

Contato: gragravc@hotmail.com / pinkhoneypaodemel@hotmail.com