Raquel Baracat

View Original

EGITO – Desbravando a “Terra dos Faraós” (parte 2) - Coluna Viagem por Grá Vulcano

Oi gente!!!!!

Nesse segundo post sobre o Egito, vou contar um pouco pra vocês sobre o meu Cruzeiro no Nilo e as coisas lindas que foram visitadas ao longo do caminho.

Esse cruzeiro temmmm que ser feito de qualquer jeito, pois acredito que a viagem ficaria incompleta sem ele.

O nosso tinha uma rota que saía da cidade de Assuan (pegamos um vôo do Cairo até lá, duração de 1:30hs), e terminava em Luxor, 4 dias depois.

Todo o percurso do navio é feito pelo Rio Nilo e as paradas são cidades e regiões onde existem alguns templos e pontos turísticos famosos, portanto é imperdível!!!

Como chegamos bem cedinho em Assuan, fizemos um passeio até a famosa represa de Assuan e depois fomos ao Templo de Filae (dedicado a Deusa Ísis)

Para se chegar ao Templo de Filae, é necessario um barco chamado Feluca, pois ele fica em uma ilha no Nilo! Lugar lindíssimo e o meu coração não se aguentando de emoção por estar “navegando” no Nilo pela primeira vez, mesmo que ainda apenas em um barquinho! Rs...

O check in no navio foi feito um pouco mais tarde, logo após esses passeios da manhã, e estávamos super ansiosas para ver como seria tudo lá dentro.

Pra começar, um navio de rio é totalmente diferente de um navio de mar (aqueles enormes em que fazemos cruzeiros marítimos por aí).

São bem menores, comportam um número bem menor de pessoas e, no caso do nosso, tinha uma decoração linda, um clássico antigo (me senti dentro do Titanic, no filme... rs).

Padrão egípcio 5 estrelas, muito confortável com: solarium, deck, piscina, ofurô, comida boa tipicamente egípcia (somente as bebidas eram pagas separadamente).

Ficamos mais de 24 horas ancorados em Assuan, (já no navio,  porém ancorados), e isso nos deu a possibilidade de fazermos outros passeios e visitas enquanto ainda por lá.

A visita mais esperada e desejada por mim era a que nos levaria para Abu Simbel. Realizei meu sonho dentro do sonho!!!!

Saímos ainda de madrugada de Assuan em uma van, 3 horas rumo ao sul do Egito (praticamente já na divisa com o Sudão) para conhecermos os templos que mais amo!!!

Os Templos de Abu Simbel são dedicados ao Faraó Ramsés II (meu favorito), e o outro, menor, à sua esposa, a Rainha Nefertari.

Ambos os templos ficam em frente ao famoso Lago Nasser.

Retornando ao navio à tarde, fizemos uma visita de barco (feluca) até uma Vila Núbia, às margens do Nilo.

A Núbia é a região localizada no vale do Rio Nilo que, atualmente, é partilhada pelo Egito e pelo Sudão, mas onde, na antiguidade, se desenvolveu o que se pensa ser a mais antiga civilização negra da África. (só pra esclarecer!! rs..)

Nessa Vila Núbia em que estivemos, residem descendentes dos núbios antigos.

Eles possuem seu dialeto próprio, são muito amáveis e simples.

Lá tomamos chá de menta, fizemos tatuagem de henna, aprendemos um pouco da língua árabe e núbia em uma escola e andamos a pé pelo vilarejo.

Um passeio cultural e inesquecível!

Enfim, somente no segundo dia a bordo do navio é que iniciamos a navegação em direção ao Templo de Komombo (dedicado aos deuses falcão e crocodilo, Hórus e Sobek respectivamente).

Existem muitas múmias de crocodilos nesse templo, pois eles eram considerados sagrados.

Uma outra parada foi feita em Edfu, para conhecermos o Templo de Hórus (dedicado somente a ele dessa vez).

O percurso desde a parada do navio até esse templo é feito de charrete, na maioria das vezes.

A parada final do navio foi em Luxor, e fomos direto para o Vale dos Reis.

Lá se encontram várias tumbas abertas à visitação de nobres e faraós, dentre elas a mais famosa do vale, a do Faraó Tutankamon!

Na verdade não se pode fotografar no Vale, mas, como descobrimos isso tarde demais, acabamos conseguindo tirar uma foto bem na entrada da tumba dele!! JJJ

A tumba é maravilhosa, e sua múmia está exposta lá dentro (SIMMM!!!).

Todo o imenso enxoval funerário de Tut está no Museu do Cairo, onde pudemos, depois, percorrer um andar inteiro desse museu. Andar dedicado somente a ele.

Outro lugar maravilhoso é o Templo de Hatsepshut, a “Faraó Mulher”.

O lugar é fantástico, porém quase carbonizamos de tantoooo calor!!!! Não havia sombra e devia estar mais de 50 graus. Por causa disso, não conseguimos aproveitar muito a visita e fomos embora correndo!!! Rs...

Passamos também pelos Colossos de Menon. Duas estátuas gigantescas do Faraó Amenófis III que eram guardiãs do templo funerário dele.

E, para finalizar, os dois templos mais grandiosos e famosos do Egito!!! Aqueles em que todo amante do Egito sonha em pisar: Templo de Luxor e Templo de Karnak!!!

Ambos são repletos de colunas imensas, pátios, estátuas colossais....

A gente se sente um grão de areia dentro deles.

Eles possuem histórias lindas, porém eu teria que escrever um livro se fosse contar tudo aqui! Rs...

Mas só pra resumir, o Templo Karnak é o maior de todo o Egito e é considerado um dos maiores complexos religiosos do mundo.

Existia uma avenida de esfinges lindaaaa, de uns 3 km, que antigamente ligava esses dois templos.

Lembrando que a maioria de todos esses templos, monumentos e artefatos vistos e visitados passaram por restaurações depois de sua descoberta.

E estamos falando de algumas coisas que datam de 3 mil anos A.C!!!

Enfim gente, nesse post eu quis dar uma “pincelada” geral dos pontos altos do meu Cruzeiro no Nilo.

Claro que cada um desses lugares tem suas histórias e particularidades que eu amaria contar pra vocês em detalhes... mas ficaria muitooo longo!!rs.

No próximo e último post sobre o Egito, vou falar um pouco sobre minha experiência na cidade de Hurgadha, no Mar Vermelho... que foi incrível!!!

Beijo, beijo, beijo...

Grá Vulcano

Graziella Vulcano

Coluna Viagem

Dentista formada pela PUC de Campinas em 1998 e dona da “Pink Honey Pães de Mel”, criada por ela em 2011. Uma grande e eterna amante de viagens pelo mundo a fora!!