Raquel Baracat

View Original

“Cruzeiro de Navio.... vale a pena??” Coluna Viagem por Grá Vulcano

Oi gente!! Hoje vou falar um pouquinho sobre a minha experiência em CRUZEIROS DE NAVIO.

Muitas pessoas ficam em dúvida se vale mesmo a pena, se irão gostar de sentirem-se meio “presas” dentro de um meio de transporte às vezes por muitos dias, se terão enjoos, se o navio vai balançar muito, etc...

Todas essas dúvidas são comuns e não existe uma resposta simplesmente “sim” ou “não”.

Isso vai depender muito de cada pessoa, da sua saúde em particular, do tempo da viagem, do trajeto, do tamanho do navio e muitas vezes até da Companhia de Navio escolhida.

Eu já fiz quatro cruzeiros de navio (três internacionais: Caribe, Caribe de novo e América do Sul), e um nacional, e confesso que, no meu caso, a diferença do nacional para os internacionais foi enorme em vários aspectos.

Não que os internacionais sejam melhores que os nacionais (existem muitos navios que fazem as rotas nacionais e que são ótimos, e muitos que fazem as rotas internacionais e que não são tão bons assim), mas, como citei acima, no meu caso, as minhas experiências nas rotas internacionais foram bem mais agradáveis, especialmente no Caribe.

Meus quatro cruzeiros foram todos muito divertidos!!!

Cada um tinha uma proposta diferente (dois deles foram cruzeiros temáticos de artistas internacionais, um deles foi um cruzeiro de reveillon e o outro somente de passeio mesmo).

Isso implicou diretamente nos diferentes custos deles também.

Cruzeiros internacionais, saindo de outros países, acabam sendo caros. Inclusive para nós, meros mortais brasileiros (que ganham em reais), pois, além do navio, ainda temos que gastar com passagem aérea internacional até o país de saída do navio, hotel e alimentação.

No meu caso, além de tudo isso, os navios ainda eram temáticos de artistas internacionais, então foi uma verdadeira fortuna mesmo, por apenas quatro noites de cruzeiro... (mas valeu super a pena!!!).

Ok, ok!!! Para os curiosos... rsrsrs

Meus dois cruzeiros no Caribe foram com os New Kids on the Block, meus ídolos da vida toda!!! Hehehe.

(Sim eles ainda existem! Sim eles voltaram em 2008! Sim eles ainda fazem sucesso! Sim eles estão em turnê pelos EUA nesse exato momento! Rsrs...).

Cruzeiro de réveillon também costuma ser bem mais caro do que em outras épocas do ano.

O meu saiu de Santos e foi até Buenos Aires, passando por Montevidéu e Punta Del Este, no Uruguai. (compramos excursões no navio para visitarmos esses lugares, que contarei em posts futuros).

Foi uma viagem maravilhosa com a minha família!!!

Mas confesso que esperávamos mais da “noite de reveillon”... achei um pouco bagunçado e tumultuado na hora da virada...mas valeu a experiência e a diversão!!!

O outro cruzeiro que fiz foi totalmente nacional, saindo de Santos e indo até Florianópolis, com familiares e amigos. Esse foi o meu primeiro, bem mais rápido, mas muito divertido também.

Eu, particularmente, adoro esse tipo de viagem em cruzeiros, e acho um super custo-benefício!

 Isso porque conseguimos reunir alimentação, dormitório e lazer em um único lugar, sem precisar pegar carro, sem preocupação de sair pra comer e aonde iremos comer e sem gastar mais quase nada (se não quiser) além do que você já pagou no seu pacote.

Mesmo que você desça para fazer passeios e excursões fora do navio, sabe que vai poder voltar para dormir e fazer suas refeições a bordo, portanto, sem custo em terra se não quiser.

Os navios apresentam diferentes tipos de cabines. Umas bem menores e sem janelas, outras maiores e com varandas, outras tipo suítes e enormes... para todos os tipos de gostos e bolsos.

E, por falar em cabines, diariamente recebíamos dentro dela uma programação dos eventos e atividades daquele dia, que contava sempre com “Noites Temáticas”, e todos entrávamos no “clima” da festa. Muito divertido!!!

Quanto às refeições, navio é um lugar que podemos comer o dia inteiro se quisermos!!rs...

Existem sempre uns dois restaurantes maiores, onde café da manhã, almoço e jantar já estão inclusos em nosso pacote, e outros restaurantes menores e específicos (japonês, tailandês, etc), que são pagos a parte e precisam de reserva.

Sempre tem um restaurante principal que funciona quase que o dia inteiro, onde encontramos uma variedade enormeeeeeeee com muitos tipos de comidas diferentes para todos os gostos e etnias.

Para os “esfomeados da madrugada” (rsrs), já tive nos meus navios um local que servia pizzas e lanches até o sol raiar... tudo incluso!!!

As bebidas é que precisamos ficar mais atentos, pois depende muito de cada navio.

Em alguns elas já são todas inclusas (alcoólicas e não alcoólicas), em outros, apenas algumas estão inclusas e nenhuma é alcoólica e em outros ainda, você compra um “pacote de bebidas” avulso, que tem várias opções e preços.

Todos os cruzeiros que eu fiz apresentavam muitas atividades, lazer e entretenimento dia e noite (e na madrugada também.. rs), e alguns pareciam verdadeiras “cidades”!!!

 Salas de jogos, piscinas, tobogãs de água, teatro, academia de ginástica, boate, diversos bares internos e externos, boliche, cinema, spa , etc...eram apenas algumas das maravilhas encontradas neles.

Acho que inclusive, essa é uma das melhores partes em se estar dentro de um cruzeiro!!!

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Eu, graças a Deus, nunca passei mal em nenhum dos meus quatro cruzeiros, nem tive enjoos nem nada... mas sempre é bom levarmos uma “farmacinha” conosco com medicações para tudo isso se necessário.

No navio, você sempre encontra uma ala para atendimentos médicos se precisar.

O problema é que, muitas vezes, esse serviço será pago lá dentro, mesmo que você tenha feito um seguro de saúde, como aconteceu com um membro da minha família.

Foi cobrado dele uma fortuna para aferirem sua pressão (uma coisa tão simples e rotineira), mesmo ele tendo feito o seguro de saúde para viajar.

Portantoooo.... tirem todas as dúvidas na agência onde fecharem o seu pacote de navio e seguro de saúde, e vejam certinho o que ele cobre e não cobre, para não ter uma surpresa na hora, como nós tivemos!!!

Por hoje é isso então gente!!!

Espero que tenham gostado do relato “bem geral” sobre os meus cruzeiros e, quem não fez ainda, faça quando tiver uma oportunidade... vale a pena a experiência!

Bjo, bjo, bjo...

Grá Vulcano

Graziella Vulcano

Coluna Viagem

 

Dentista formada pela PUC de Campinas em 1998 e dona da “Pink Honey Pães de Mel”, criada por ela em 2011. Uma grande e eterna amante de viagens pelo mundo a fora!! Instagram: @gravulcanodicasviagens  Contato: gragravc@hotmail.com / pinkhoneypaodemel@hotmail.com