Plantas tóxicas aos animais - Coluna Vida de Bicho por Isadora dos Reis Casline
Muita gente me pergunta sobre as espécies de plantas que podem ser consideradas tóxicas tanto aos cães, como aos gatos. E muita gente também não sabe que existem plantas bem comuns que temos em casa que podem apresentar sérios riscos ao seu amigo.
O problema é bem comum, já que os animais mastigam as plantas , seja por disfunção digestiva ou até mesmo por tédio.
Quando a planta é inofensiva, observaremos apenas vômitos com restante de folhas mastigadas ou até pelos no caso de gatos, já que nesse caso o animal simplesmente mastigou a planta porque sentia algum desconforto abdominal.
Já no caso da planta que faz mal, os sintomas serão: salivação intensa, dor abdominal, tremores e até hemorragias, evoluindo para dificuldade respiratória e até óbito, dependendo da quantidade ingerida de folhas.
Já presenciei casos de gatos com mais idade que ingeriram plantas nocivas e chegaram a apresentar quadro de insuficiência renal aguda, levando depois ao óbito, por isso todo cuidado com a planta que irá se colocar no mesmo espaço que o animal.
A mais famosa das tóxicas e que muita gente tem em casa é a Comigo – ninguém – pode. A ingestão de pequenas porções dessa planta já causa um estrago enorme, como cólicas abdominais, náuseas e vômitos e também diarréia sanguinolenta.
Outra muito comum nas casas é a Azaleia. Ela causa alterações digestivas também e até alterações cardíacas.
Muito bonita a Azaléia, desde que esteja longe do seu bichinho!
Na lista das perigosas também temos a Mamona, a Babosa , a Costela de Adão e a Hera, que são também facilmente encontradas como plantas de ornamentação em casa. Causam também salivação, vômitos, pruridos e até desordens neurológicas.
E temos também a que parece bem inofensiva mas não é. Nossa querida Samambaia! Ingerida pelos bichos , pode causar até perda aguda de sangue.
Existem muitos outros tipo de plantas, principalmente as ornamentais que tem potencial extremamente tóxico, então quando quiser ter uma delas em casa , é sempre bom dar uma pesquisada antes.
A maioria das intoxicações por plantas em cães e gatos não tem mortalidade alta, desde que o tratamento seja precoce. Por isso, se você suspeitou de que seu amigo tenha mastigado alguma planta na sua casa e esteja intoxicado, nada de ficar dando leite, que é uma prática comum que as pessoas fazem, mas sim, corra pro seu veterinário!
Se gostou do post ou tenha alguma dúvida, entre em contato comigo aqui ou pela fan page Isa Casline Veterinária
Isadora dos Reis
Coluna Vida de Bicho
Formada em dezembro de 2001, pela Fundação de Ensino Octavio Bastos, em São João da Boa Vista. Especialização em clinica medica de pequenos animais e dermatologia veterinaria. Área de clinica médica e atendimentos personalizados em domicílio na zona norte e central de São Paulo e também em Guarulhos.Contato: isacasline@gmail.com