Crítica de cinema por Vicente Neto - Filmes: Suburbicon: Bem-vindos ao Paraíso e D'après une Histoire Vraie
Suburbicon (título em Português: “Suburbicon: Bem-vindos ao Paraíso”)
Filme com direção de George Clooney, cujo trailer não me atraiu nem um pouco. Sinceramente, não achei que fosse assistir, mas por total falta de opção, acabei indo conferir.
Suburbicon, do título, é um novo bairro, construído no final dos anos 1950, com a imagem de ser um paraíso, o melhor lugar para se viver. Cheio de comodidades e vizinhos amigáveis.
Uma noite, dois homens entram na casa de Gardner Lodge (Matt Damon), e acabam matando sua esposa. Depois deste ocorrido, ele e e sua cunhada (papel de gêmeas, vivido por Julianne Moore) são chantageados pelos tais homens.
Paralelamente, a vizinhança recebe novos moradores, uma família negra que é muito hostilizada por racismo.
O filme até que não foi TÃO ruim quanto achei que seria pelo estranho trailer, mas não acho que valha o ingresso. O final, então, é muito ‘bobo’. E a história dos vizinhos sendo constantemente hostilizados, achei uma bobagem para “encher linguiça”...
D'après une Histoire Vraie (título em Português: “Baseado em Fatos Reais”)
Novo filme do Polanski, me chamou a atenção já no cartaz. Quando vi o trailer, fiquei meio ‘assim’, mas estava curioso para assistir.
A escritora Delphine está lançando seu mais novo livro, de grande sucesso. Na tarde de autógrafos, ela conhece Elle (Eva Green), uma de suas fãs, mas que acaba chamando a atenção de Delphine. Elle também é escritora, trabalhando como ghost writer em biografias de celebridades.
As duas se aproximam, com Elle se tornando cada vez mais presente na vida da autora. Por mais que às vezes se sinta incomodada com a onipresença da nova amiga, Delphine permite a aproximação devido à sua fragilidade emocional e do bloqueio criativo que está passando.
Filme bastante interessante e com enredo surpreendente. Gostei!
Vicente Neto
Coluna Crítica de Cinema
Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em DVD. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme que assistiu.