Raquel Baracat

View Original

Crítica de cinema por Vicente Neto - Filmes: Der Hauptmann (O capitão), Mary Magdalene (Maria Madalena) e Ready Player One (Jogador nº1)

Der Hauptmann (Título em Português: “O Capitão”)

Li a sinopse (raramente faço isso), e me interessei em assistir a este filme. Ainda mais sendo um filme baseado em fatos reais.

O filme se passa no final da Segunda Guerra. Vários soldados alemães, conscientes da derrota, optam por desertar. Um deles é Willi Herold, de 19 anos. Na sua fuga, o rapaz depara-se com um automóvel abandonado onde encontra uma mala com um uniforme de capitão. Ele resolve vestir tal uniforme e assumir a identidade de capitão, sentindo o poder inerente.

Reunindo um grupo de desertores, eles iniciam uma onda de assassinatos e saques por todos os lugares por onde passam.

Apesar do enredo ser interessante, achei que o filme enrolou muito do meio para o final. Ficou um pouco chato...

Mary Magdalene (Título em Português: “Maria Madalena”)

Filmes do tipo religiosos não fazem muito meu tipo, mas quando são atores famosos, ou grandes diretores, eu acabo ficando curioso. Nesse caso, gostei de saber que a atriz principal era a Rooney Mara, que acho ser muito boa atriz.

A pescadora Maria Madalena acaba sendo forçada pela família a se casar com um homem, recém viúvo, e com a obrigação de ser mãe. Não querendo isto para sua vida, ela vai atrás de Jesus de Nazaré (Joaquin Phoenix), em uma missão de propagar a fé, fugindo de sua família e enfrentando uma certa resistência dos demais apóstolos.

O filme mostra, então, os últimos momentos da história de Jesus, pela perspectiva desta apostola.

Filme paradão, obviamente, mas interessante saber mais sobre esta personagem tão famosa (injustamente chamada de prostituta) e tão desconhecida, ao mesmo tempo (ao menos para mim, leigo no assunto). Quem gosta do estilo, deve gostar.

Ready Player One (Título em Português: “Jogador nº 1”)

Novo filme do Spielberg... Tinha que assistir! Rs Assisti ao trailer e tinha achado bem interessante, apesar de ser sobre um universo que não faço parte: games. Mas, no mínimo, grandes efeitos especiais.

Em 2044, o jogo de realidade virtual Oasis é o maior sucesso do mundo. Neste jogo, cada pessoa pode ser, ter e fazer o que quiser, basta ter algumas moedinhas virtuais, e ir ganhando mais dentro daquele mundo.

O criador deste universo, James Halliday, morre, e deixa como herança um enigma dentro do Oasis e, quem desvendá-lo e encontrar o ‘Easter Egg’, será o novo bilionário proprietário do jogo.

Wade Watts, juntamente com seus 4 amigos virtuais, tem de enfrentar a poderosa IOI (Innovative Online Industries) na busca do ovo. E esta disputa passa a barreira do virtual para o mundo real.

Efeitos visuais incríveis, músicas dos anos 1980 e muita citação de cultura pop (cinema, games e música). Diversão garantida, cinemão blockbuster dos bons! Especialmente se você é do tipo que gosta de jogar on line.

Vicente Neto

Coluna Crítica de Cinema

Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em DVD. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme que assistiu.