Outubro Rosé - Coluna Vinhos por Giovana Pardo Mêo
Outubro Rosé
O mês de outubro já está relacionado à campanha mundial pela prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero com o laço rosa representando a causa. Então, se você é mulher, pare um pouquinho a leitura desta coluna e faça o autoexame, aproveite também o tempinho para agendar uma visita ao seu ginecologista.
Entre os vinhos também existe um de cor rosa, conhecidos como rosé ou vinhos rosados. De modo geral é um estilo de vinho mais refrescante, delicado e frutado, perfeitos para serem apreciados geladinhos. São cada vez mais consumidos durante o ano todo, não apenas no verão.
A cor é dada pelos pigmentos presentes na casca da uva tinta, variando de rosa-bebê (casca de cebola) a um tom mais profundo dependendo do tempo em contato do mosto com estas cascas. Outra forma de obter essa coloração é com a combinação de uvas com cascas branca e tinta ou ainda com mistura do vinho branco com o vinho tinto na proporção desejada para alcançar o tom esperado (usado por exemplo para fazer Champagne).
Desta forma os vinhos rosés são bem versáteis e podem acompanhar saladas verdes, carpaccios, queijos macios e não muito picantes como o brie até queijo de cabra, presunto cru, pratos com frutos do mar, peixes e são ótimos para a comida japonesa. Os rosés mais estruturados harmonizam também com carnes magras, grelhadas, massas e pizzas. Ao final da refeição ainda acompanham sobremesas como sorbet e tortas de frutas vermelhas.
Saúde!
#outubrorose #vinho #vinhorose #rose #amantesdovinho #vinhopratico
Giovanna Pardo Mêo
Coluna Vinhos
Formada em propaganda e marketing, trabalha também com alimentos e bebidas e aproveita para se dedicar ao vinho entre taças, cursos e viagens.
E-mail: giovana@vinhopratico.com.br
Instagram: @vinhopratico