Alzheimer e atividade física - Coluna fitness por Cassius Oliveira da Cia Athletica Campinas
Estudo recente liderado por pesquisadores brasileiros da UFRJ, sugere que a atividade física pode prevenir o mal de Alzheimer e além disso reverter a perda de memória causada pela doença.
Nessa pesquisa foram realizados testes em camundongos e no final observou-se aumento dos níveis de irisina (hormônio produzido pelos músculos e pelo cérebro após a realização de exercícios físicos).
Como existem baixos níveis de irisina em pacientes com Alzheimer, o que também foi observado nos camundongos, estabeleceu-se uma relação entre o aumento dos níveis desse hormônio e a prevenção / tratamento da doença.
Para os autores da pesquisa, os resultados reforçam a importância da prática da atividade física para as doenças do cérebro e que sendo a irisina produzida pelo próprio corpo, diminui-se as chances de efeitos colaterais que uma droga produzida em laboratório poderia causar.
Cassius Oliveira
Professor e Personal Trainer da Cia Athletica Campinas. Seis vezes campeão sul americano de Levantamento de Peso Básico. Pós-graduado em Ciências do Esporte pela Unicamp.
Email: cassius.de@gmail.com