Raquel Baracat

View Original

Há uma forma ideal para correr? Coluna Fitness por Isabela Casline da Cia Athletica Campinas

 

Nos últimos anos, muitas das informações sobre a forma ideal de correr diz que o melhor é fazer contato inicia com o solo com o meio do pé ou antepé e o contato direto do calcanhar deve ser evitado a todo custo. NÃO! 🙆🏼‍♀️ vamos com calma!

 

Os estudos mostram que NÃO há diferença nas taxas de lesões nem na força de impacto total entre os corredores que fazem contato inicial com o calcanhar e aqueles que pisam com a parte mais frontal. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A grande maioria dos corredores recreativos é, na verdade, mais eficiente quando pisa com o calcanhar. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A força do impacto não muda, o que muda é a ARTICULAÇÃO QUE ABSORVE prioritariamente a força.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Corredores que tem contato inicial com médio/antepé absorvem mais força com seus arcos dos pés e panturrilhas, enquanto corredores fazendo contato inicial com o calcanhar absorver mais força com os joelhos.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Em 2011, pesquisadores da Universidade de Wisconsin provaram que INDEPENDENTE DA forma de correr, os corredores que reduziam o tamanho das passadas e aumentavam a cadência, conseguiam manter a mesma velocidade de corrida com uma REDUÇÃO do impacto em 20%. OU SEJA, ao invés de perder anos tentando melhorar a forma específica de corrida, você pode reduzir os impactos através de mudanças simples como dar passadas menores numa frequência maior (cadência). Correr com o calcanhar não é ERRADO!

Correr com médio/ante pé não é garantia de MENOR lesão.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Ambos tem prós e contras. 

Então, se seu objetivo é evitar lesões, a forma mais fácil de reduzir as forças de impacto é diminuindo o tamanho das suas passadas e aumentando sua cadência.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Referências 👇🏼

Goss D, Gross M. A comparison of negative joint work and vertical ground reaction force loading rates in Chi runners and rearfoot-striking runners. J Orthop Sports Phys Ther. 2013; 10:685-692.

 

Heiderscheit B, Chumanov E, Michalski M, et al. Effects of step rate manipulation on joint mechanics during running. Med Sci Sports Exerc. 2011;43:296-302.

 

Ogueta-Alday A, Rodriguez-Marroyo J, Garcia-Lopez J. Rearfoot striking runners are more economical than midfoot strikers. Med S

Isabela Casline

Coluna Fitness

Isabela Casline é educadora física, bacharel em Treinamento Esportivo pela UNICAMP e personal trainer; cursando Certificação Mundial de Personal Trainer, Grupo Mastermind, módulo Coaching. Escreve sobre emagrecimento, treinamento funcional, corrida e condicionamento físico.

Blog:  www.isacasline.com.br