Raquel Baracat

View Original

Crítica de cinema por Vicente Neto - Filmes: Parasita e J'accuse - O Oficial e o Espião

Gisaengchung (título em Português: “Parasita”)

Confesso que tive um certo preconceito em ir assistir assim que entrou em cartaz. Havia visto o trailer e achado até meio chato e estranho (de novo, preconceito!). Depois de tanto se falar e ter recebido vários prêmios, inclusive o inédito Oscar, tive que ir conferir.

Depois de ambos os pais terem perdido os empregos, uma família sul-coreana tenta sobreviver num pequeno apartamento em um porão às custas de ‘bicos’. A oportunidade de mudança surge quando Ki-woo, o filho, é recomendado por um amigo para o substituir como professor particular de inglês na casa de uma família rica. Lá, vai conhecer Da-hye, a sua jovem e atraente nova aluna. Ao perceber que os donos da casa procuram uma professora de artes para o filho mais novo, Ki-woo tem uma ideia: sugerir o nome de uma "conhecida" sua que, na verdade, é a própria irmã. A partir daí, tudo se descontrola. 

O filme e enredo são muito interessantes! Gostei bastante... porém não acho que devia ter ganho o Oscar de melhor filme (não foi pra tanto!), mas vale com certeza conferir!!

J'accuse (título em Português: “J'accuse - O Oficial e o Espião”)


Confesso que não queria ter assistido a este filme, pelo trailer. Filme francês, com história militar... interesse baixo. Mas, como estava sem opções de novos filmes para assistir, encarei.

Paris, 1894. Alfred Dreyfus, oficial francês de origem judia, é acusado de espionagem por, supostamente, ter passado informações de caráter militar aos alemães. Como consequência, é condenado a prisão perpétua na Ilha do Diabo (Guiana Francesa).

Intrigado com a forma como todo o processo decorreu, o coronel Georges Picquart (Jean Dujardin) decide investigar o caso, descobrindo que, tal como suspeitava, os documentos que incriminavam Dreyfus tinham sido falsificados.

Filme é baseado em fatos reais, o que me deixou mais animado. E é bem interessante! Me surpreendeu positivamente. Quem gosta do estilo, vale assistir!

Vicente Neto

Coluna Crítica de Cinema

Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em DVD. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme que assistiu.