Raquel Baracat

View Original

Vinho em lata - Coluna Vinhos por Giovana Pardo Mêo

Vinho em lata

Você já experimentou algum vinho em latinha? Pois antes de torcer o nariz saiba que essa embalagem vem se popularizando no país e já é bem comum em outros, como nos Estados Unidos, Canadá, Chile, Nova Zelândia, Austrália e até mesmo na França.

No mercado Asiático o vinho em lata é vendido até em máquinas automáticas, as mesmas que estamos acostumados a ver com salgadinhos ou refrigerantes.

No Brasil já vêm crescendo os pontos de venda em que podemos encontrar vinho em lata de alumínio. Alguns empórios e supermercados já têm algumas marcas para o cliente escolher.
A proposta para esses vinhos é praticidade, dispensa o abridor e até a taça. Perfeito para ocasiões informais que pedem vinhos descontraídos, despretensiosos e sem muita complexidade. Os jovens já aprovaram bebendo em boates, na praia, no cinema e porque não nos bloquinhos de carnaval?

Cada latinha equivale em média a duas doses de vinho, próprio para consumo individual. A lata gela mais rápido o conteúdo, não quebra e também é 100% reciclável.

Outra dúvida é quanto ao contato do vinho com o alumínio que poderia oxidar o conteúdo, mas isso não acontece. Geralmente a lata recebe uma película protetora que é padrão para alimentos que não podem ter contato com o alumínio, como o milho e a ervilha. Existem fabricantes que fazem lata especialmente para vinho, com mais tecnologia e que tem maior validade, apesar do vinho enlatado ser para consumo imediato e não para guarda.

A maioria é vinho leve, com menos tanino, menos corpo, menor teor alcoólico e mais simples, mas alguns produtores fazem até vinho mais estruturado, a depender da proposta e do público alvo.

O vinho que é embalado é o mesmo que é engarrafado, não tem diferencial quanto ao preparo, somente a inovação na apresentação.

Vale a pena experimentar e descomplicar o consumo do vinho!

Saúde!

Giovana Pardo Mêo

Coluna Vinhos

Formada em propaganda e marketing, trabalha também com alimentos e bebidas e aproveita para se dedicar ao vinho entre taças, cursos e viagens.

E-mail: giovana@vinhopratico.com.br

Instagram: @vinhopratico