Corrida na areia - Coluna Fitness por Isabela Casline da Cia Athletica Campinas
Corrida na Areia
1. Comece na areia molhada
Se você nunca correu na areia, o melhor é começar na areia molhada, já que é muito mais fácil correr assim do que na areia seca. Com o tempo, você pode adicionar de 2 a 3 minutos de caminhada na areia fofa e seca (nos intervalos) para se acostumar com o novo estímulo. E assim que você se sentir à vontade para fazer períodos mais longos, pode apostar apenas na areia seca.
2. Corra em terreno plano
Evite correr em praias de tombo, pois você pode facilitar a aparição de lesões nos joelhos e nos tornozelos, já que o terreno inclinado força demais as articulações.
3. Não corra no seu ritmo habitual
Correr na areia é mais difícil do que correr na calçada ou em uma esteira. Por isso, vá mais devagar e não exagere na intensidade das passadas, para que você não se machuque ou tenha que parar o treino na metade.
4. Hora de fortalecer
Esse tipo de corrida também é uma boa alternativa para treinos de força e de resistência. Correr na areia fofa trabalha a propriocepção e a consciência corporal, já que a instabilidade do piso faz com que você tenha de distribuir e perceber melhor seus pontos de apoio para manter o equilíbrio.
5. Foco na técnica
Correr na areia batida não requer nenhuma modificação na biomecânica do gesto, mas quando se fala em areia fofa, é preciso estar atento a algumas modificações técnicas que otimizam os resultados. Enquanto você afunda os pés na areia fofa, diminua a amplitude das passadas, faça o apoio com a parte medial dos pés, tracione os pés na areia com o objetivo de jogá-la para trás, eleve os joelhos enquanto desenha uma roda no ar com os pés e mantenha o abdômen contraído, o tronco alinhado e os ombros relaxados mesmo quando for solicitada a força dos braços para impulsionar o corpo à frente.
6. Mantenha-se hidratado
Para evitar a desidratação e outras doenças relacionadas ao calor, certifique-se de sempre estar hidratado. Se não tiver bebedouros por onde você vai passar, leve uma garrafinha de água ou um isotônico para se reidratar durante o percurso.
Isabela Casline
Coluna Fitness
Isabela Casline é educadora física, bacharel em Treinamento Esportivo pela UNICAMP e personal trainer; cursando Certificação Mundial de Personal Trainer, Grupo Mastermind, módulo Coaching. Escreve sobre emagrecimento, treinamento funcional, corrida e condicionamento físico.
Blog: www.isacasline.com.br