Crítica de cinema por Vicente Neto - Filme: Dune: Part One (Título no Brasil: “Duna”)
Dune: Part One (Título no Brasil: “Duna”)
Lembro quando passou o filme “Dune” nos anos 1980, mas não o assisti na época (nem depois rs). Então, quase nada sabia sobre o enredo do mesmo, mas lembro que foi muito comentado. Agora, com esse elenco enorme de famosos, e com os efeitos especiais atuais, não poderia deixar de assistir!
Duque Leto Atreides (Oscar Isaac) administra o planeta desértico Arrakis, também conhecido como Duna, lugar de única fonte da substância rara chamada de "melange", usada para estender a vida humana, chegar a velocidade da luz e garantir poderes sobrehumanos. Para isso ele manda seu filho, Paul Atreides (Timothée Chalamet), um jovem brilhante e talentoso que nasceu para ter um grande destino além de sua imaginação, e seus servos e concubina Lady Jessica (Rebecca Fergunson). Eles vão para Duna, afim de garantir o futuro de sua família e seu povo. Porém, uma traição amarga pela posse da melange faz com que Paul e Jessica fujam para os Fremen, nativos do planeta que vivem nos cantos mais longes do deserto.
Pena que foi só a primeira parte (e a previsão da segunda metade, só para 2023), pois é um filme muito interessante. O elenco todo está muito bem e o enredo é bom (apesar de um pouco confuso pelo tanto de nomes “estranhos”). Ficção das boas! Pra quem curte o estilo, vá assistir sem falta!
Vicente Neto
Coluna Crítica de Cinema
Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em DVD. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme que assistiu.