Raquel Baracat

View Original

Uma Taça de Vinho para o Dia das Mulheres - Coluna Vinho por Giovana Pardo Mêo do Vinho Prático

Vem chegando o dia 8 de março, quando celebramos o dia internacional da mulher, data geralmente marcada por flores e cor de rosa. Seria muito clichê manter assim ou relacionar as mulheres ao estereótipo de somente beberem vinho rosé. Mas a realidade é outra, as mulheres consomem um grande volume de vinho, seja ele espumante, branco, tinto ou mesmo rosé. Aliás, de forma geral o vinho mais consumido por mulheres é tinto.

Outros dados mostram a participação feminina no mercado de vinho. O número de confrarias só de mulheres vêm crescendo assim como o de mulheres em posições estratégicas no mundo do vinho. No Brasil o perfil de quem compra vinho é mulher com mais de 56 anos¹.

É inegável o avanço que nós mulheres já tivemos nesta área. Estamos ganhando espaço tanto no consumo quanto participando mais dele, mas ainda existem barreiras. Um pequeno exemplo disto é não ter nenhuma mulher reconhecida como enóloga do ano na Avaliação Nacional da Safra, mesmo após 27 edições. E não é por falta de enólogas competentes no Brasil.

De certa forma não somos vistas como conhecedoras, mesmo com o número de mulheres em cursos sobre vinho tendo aumentado visivelmente nos últimos anos e vários destes cursos serem ministrados por mulheres.

Ainda lidamos com preconceito, tanto na área profissional onde a maioria ainda é masculina, quanto no simples gesto de entregarem a carta de vinhos para o homem em restaurantes. Em uma pesquisa rápida que fiz 97% dos que responderam disseram já ter presenciado esta situação. E olha que muitos homens responderam esta pesquisa! O que este gesto ainda fala sobre nós?

Este mercado ainda é machista, o que foi testemunhado por cerca de 80% das mulheres inseridas neste mercado que responderam a uma pesquisa do jornalista Marcelo Copello² ainda esse ano.

Na próxima segunda-feira, que tal mudar um pouco e dar ouvidos a algumas das tantas mulheres interessantes que têm muito para dizer e ensinar? Estão programadas várias atividades online com elas, em vários perfis no Instagram por exemplo:

 - Associação Brasileira de Sommelier, Rio Grande do Sul (ABS-RS) tem uma super aula com a diretora Andreia Gentilini Milan sobre As Sommelieres de Destaque no Mundo do Vinho, às 18:45 no @abs.rs;

- Déco Rossi recebe 5 grandes profissionais (Ana Paula Oliveira – Bodegas Garzón, sommeliere Gabriela Bigarelli, Karene Vilela – Portus Cale, sommeliere Marcela Augusta e a jornalista Suzana Barelli) com a live “Mulheres e o Vinho no Brasil” no @winetclub às 19:30;

- A enóloga Dorina Lindemann e a sommeliere Márcia Anholetti irão conversas no @decanter_vinhos às 19:30

- Regina Vanderlinde, presidente da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) às 20h no @brasildevinhos;

- E no Youtube ou Facebook da Vinícola Legado tem um super time de 13 mulheres falando sobre a Liderança Feminina no Vinho, às 19h (confere quem são todas elas no @vinicolalegado).

Espero que goste das conversas com essas mulheres maravilhosas e ótimas profissionais e aproveite, de preferência com uma taça de vinho!

Saúde!

 

¹ http://www.marcelocopello.com/post/o-mercado-brasileiro-de-vinho-2019

² https://gmconline.com.br/gastronomia/pesquisa-machismo-no-vinho-no-brasil

Giovana Pardo Mêo

Coluna Vinhos

Formada em propaganda e marketing, trabalha também com alimentos e bebidas e aproveita para se dedicar ao vinho entre taças, cursos e viagens.

E-mail: giovana@vinhopratico.com.br

Instagram: @vinhopratico