Raquel Baracat

View Original

3 Opções de Vinhos para o Dia dos Namorados – Coluna Vinhos por Giovana Pardo Mêo do Vinho Prático

O dia mais romântico do ano está chegando e com ele muitos planos de um belo jantar para saborear a dois. Que tal algumas opções de vinho para tornar o dia dos namorados ainda mais inesquecível?

 Espumante

O vinho espumante é um clássico para um brinde especial e acompanha bem as refeições até a sobremesa. Eles são feitos de maneiras diferentes para conseguir guardar as borbulhas na garrafa. Tem as características da região em que é feito e também as diferenças das uvas usadas e principalmente na doçura. Essa é a característica mais importante para prestar atenção quando for escolher o espumante.

Pode variar de nature, que é o mais seco com no máximo 3g de açúcar residual, passando por extra brut, que varia entre 3,1 a 8g, brut que tem entre 8,1 até 15g, sec (seco) entre 15,1 e 20g, demi-sec (meio seco) que pode variar de 20,1 a 60g até chegar no doce, com mais de 60,1 g de açúcar por litro. Um exemplo desse é o tão conhecido Moscatel que acompanha bem sobremesas em geral.

Uma dica para quem está começando a se aventurar entre os vinhos é escolher um seco, que vai acompanhar bem todo o jantar desde a entrada, saladas e prato principal até a sobremesa.

 Vinho Rosé

Outra opção para comemorar o dia dos namorados é um vinho rosé, da cor do amor. Essa cor pode variar de bem clarinha, chamada casca de cebola, salmão até um cereja bem forte. A cor é tão importante para quem escolhe que as garrafas são transparentes para mostrar as variações nos tons. E geralmente as garrafas também são bem bonitas.

Os vinhos rosés também tem uma grande variedade e mudam dependendo das uvas e métodos e são bem fáceis de harmonizar com comidas mais leves, salada, queijos, risotos, pizzas e até comida japonesa.

Uma dica na hora de escolher é ver qual a safra, o ano que está escrito na garrafa. Prefira os vinhos mais novos, eles estarão mais frescos e com características preservadas.

 Vinho Tinto

Não tem como escapar dos vinhos tintos, ainda mais nesta época em que as temperaturas já estão mais baixas. Parece que o vinho tinto aquece mais. Isso porque ele é servido em uma temperatura maior em relação aos anteriores.

Os vinhos tintos mais leves são servidos entre 14 e 16ºC e os mais encorpados ou mesmo mais tânicos ou envelhecidos vão de 16º até 18ºC.

Estes são os vinhos preferidos em um jantar com carne vermelha, massas com ragu ou molho de tomate e até ensopados ou queijos de massa dura. Aqui cabe também hambúrgueres e o famoso fondue de carne, bem tradicional nesta data.

Independente da sua escolha, o mais importante é terem um momento agradável para comemorar o relacionamento e o amor. Que seja bem gostoso!

Saúde! 

Imagem: https://pikwizard.com/?q=dinner+wine&perpage=100&page=2 

Giovana Pardo Mêo

Coluna Vinhos

Formada em propaganda e marketing, trabalha também com alimentos e bebidas e aproveita para se dedicar ao vinho entre taças, cursos e viagens.

E-mail: giovana@vinhopratico.com.br

Instagram: @vinhopratico