Raquel Baracat

View Original

Casa da Criança Paralítica recebe Prêmio Melhores ONGs 2022

Prêmio tem a missão de reconhecer e divulgar as organizações do País que mais se destacam anualmente pela sua excelência em gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência

A Casa da Criança Paralítica (CCP), de Campinas/SP, acaba de ser anunciada como uma das 100 organizações não governamentais do País a receber o Prêmio Melhores ONGs 2022, realizado pelo Instituto Doar em parceria com O Mundo Que Queremos e apoio da Ambev. O prêmio tem a missão de reconhecer e divulgar as organizações do Brasil que mais se destacam anualmente pela sua excelência em gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência. As 100 melhores serão premiadas em um evento a ser realizado no dia 25 de novembro, na Unibes Cultural, em São Paulo.

Segundo os organizadores do prêmio, a seleção das ONGs vencedoras é feita de forma técnica e objetiva, “servindo como referência para doadores e voluntários, auxiliando a sua tomada de decisão sobre em qual entidade destinar o seu apoio financeiro e suas horas de voluntariado”. “Estamos muito honrados com esse reconhecimento e reiteramos nosso compromisso de oferecer sempre o melhor atendimento gratuito a nossos pacientes com deficiência física”, diz Valdir José de Oliveira Filho, diretor financeiro da CCP. Apenas duas instituições que atuam com pessoas com deficiência física - a CCP e uma instituição de Poços de Caldas - estão entre as vencedoras do prêmio. 

Para Oliveira Filho, entre os critérios para a Casa ter sido selecionada, está o fato de a CCP ter uma ampla diversificação nas fontes de renda, como o Bazar e o Sebo do Sonho, o setor de telemarketing, as contribuições dos associados e os eventos e campanhas para arrecadação de recursos financeiros, a exemplo da festa junina e da Campanha IR Solidário. “Podemos destacar ainda nossa transparência na prestação de contas à sociedade, uma gestão inovadora e responsável, que nos permite oferecer serviços como a Oficina Locomover - que realiza a adaptação e manutenção de cadeiras de rodas -, e uma busca cada vez maior na diversidade da nossa diretoria e equipe multidisciplinar, que permitirão novos olhares para planejarmos nossas estratégias de atuação”, ressalta o diretor financeiro.

 

Sobre a Casa da Criança Paralítica

Fundada em 1954, a Casa da Criança Paralítica oferece atendimento especializado gratuito a crianças, adolescentes e jovens com deficiência física nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, médica, odontologia, psicologia, nutrição, serviço social e pedagogia, além de orientação à família.

Atualmente, em sua sede, são atendidos mais de 360 pacientes por mês, a maioria de baixa renda. Ao longo de 68 anos de atividades, cerca de 18 mil pessoas já passaram pela instituição. Além disso, a CCP é certificada como Organização com Boas Práticas em Transparência e Gestão pela Phomenta, que integra o Comitê Internacional de Monitoramento de ONGs.

Uma das principais fontes de renda da instituição é o Bazar do Sonho, para o qual é possível doar itens como roupas, acessórios, itens de decoração, móveis pequenos, livros, brinquedos, utensílios domésticos, eletroeletrônicos e eletrodomésticos usados em bom estado de conservação. O Bazar funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados, das 8 às 13 horas, na Rua Pedro Domingos Vitali, 160, no Parque Itália, e comercializa tudo o que arrecada a preços acessíveis.

Mais informações pelo site www.ccp.org.br