Raquel Baracat

View Original

Dá para escolher um caminho mais seguro para se amar alguém de verdade? - Coluna Autoconhecimento na Prática por Maurício Duarte

Amar é um sentimento lindo e importante em nossas vidas.

Amar alguém é importar-se, de verdade, com o outro e querer conhecê-lo cada vez mais. Tem a ver com entender quem o outro é … e celebrá-lo por isso. Saiba que o amor leva um tempo para se desenvolver e, esse tempo, fortalece a relação construída.

O significado da palavra amor vai variar de pessoa para pessoa, mas isso não quer dizer que não existam sentimentos em comum entre todos os tipos de amor. Também significa que, para amar, não é necessário que todos os interesses sejam em comum.

É exatamente aí que o entendimento do outro se torna crucial para que se exercite o amor em sua plenitude.

Quando existe dentro de um relacionamento a palavra ‘mandar’, já pode significar um mau começo de relacionamento. Ninguém tem que ‘mandar’ em ninguém numa relação. Se isso ocorre, significa que há um senso de propriedade, de posse e esse é caminho mais curto para uma ruptura em breve.

Significa que quando alguém ‘manda’, está se sobrepondo à vontade do outro; está, muitas vezes, por falta de entendimento, sobrepujando o interesse e a vontade do outro, sem querer chegar a um entendimento que atenda a ambos.

Outro grande erro quando se fala em amor, é conhecer uma pessoa com determinadas características e criar expectativas de que ela vá mudar quando o relacionamento entre as pessoas ficar mais estável.

Todas as pessoas têm um repertório, um alicerce sobre o qual foi construído a sua forma de agir, interesses e motivadores.

Se uma pessoa levou uma vida inteira para construir isso, porque mudaria radicalmente somente por estar com outra? Somente porque a outra está mandando?

Fica, portanto, claro que quanto mais conhecimento uma pessoa tiver da outra, mais fácil será entender as suas características e adaptar, não só o seu entendimento, mas até a sua fala, na busca de uma harmonia que perpetue esse vínculo e concretize o amor.

A pergunta mais comum seria então, existem meios para se medir as características de um e de outro e se formar um panorama que facilite essa busca do casal pela harmonia? A resposta é sim e de forma confiável e assertiva.

Não há maior prova de amor do que buscar harmonia do casal. Uma das formas é ampliar o conhecimento sobre a pessoa amada, saber sobre seus verdadeiros motivadores e formas de agir. Isso facilitará para que não se enxergue certas atitudes como defeitos, mas seja entendido como característica. Que a partir do momento em que ambos se respeitem como pessoas e entendam que as características diferentes não são um estopim para brigas, mas uma forma de se adaptar para que as coisas deem certo, o caminho do amor estará pavimentado por muito tempo, levando a uma vida mais harmônica e feliz.

Até a próxima

Maurício Duarte

Maurício Duarte

Coluna Autoconhecimento

Maurício Duarte é desde 2005, Analista de Perfis Comportamentais, Motivadores, Axiologia e Inteligência Emocional, formado pela TTI - Target Training International. Bacharelado em Comunicação Social pela PUC Campinas, é pós graduado em DPHO- Desenvolvimento de Potencial Humano nas Organizações e Psicanálise. Diretor da Antares Talentos - Desenvolvendo Talentos para a Vida www.antarestalentos.com.br