Crítica de cinema por Vicente Neto - Filme: The Banshees of Inisherin (título no Brasil: “Os Banshees de Inisherin”)
The Banshees of Inisherin (título no Brasil: “Os Banshees de Inisherin”)
Um filme com tantas indicações ao Oscar, sem ser daqueles “blockbusters” (e tendo ganho alguns Globos de Ouro), me deixou muito entusiasmado em assistir. Colin Farrell é um excelente ator e isso me atraiu ainda mais. E fui assistir sem saber do que se tratava, apesar de ter assistido ao trailer.
O ano é 1923. Pádraic Súilleabháin e Colm Doherty (Colin Farrell e Brendan Gleeson) vivem numa pequena ilha irlandesa e são amigos desde sempre. Um dia, sem grandes explicações, Colm decide terminar a amizade e se afastar, sem sequer explicar. Inconformado com a perda de um dos seus companheiros mais íntimos, Pádraic insiste numa reaproximação.
Essa insistência vai fazer com que Colm, num acesso de teimosia, faça uma promessa inusitada: cada vez que ele lhe dirigir a palavra, cortará um dos seus próprios dedos. O tempo vai passando e as coisas vão escalando, até chegarem a um ponto de não-retorno.
Gostei, mas fiquei com um sentimento que poderia acontecer mais coisas. O filme parece ser um pouco parado, apesar de não ficar chato, mas ainda esperava mais ‘reviravoltas’. Vale ver, é divertido, mas não espere muito!
Vicente Neto
Coluna Crítica de Cinema
Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em DVD. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme que assistiu.