Raquel Baracat

View Original

ACESA Capuava celebra o Dia Mundial da Conscientização do Autismo trazendo informações importantes sobre o transtorno

Neste domingo, dia 2 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, que este ano completa 16 anos de criação pela Organização das Nações Unidas (ONU). A data é de grande importância para a ACESA Capuava que trabalha em busca da melhora de pacientes com TEA ( Transtorno do Espectro do Autismo), além de realizar trabalhos destinados ao público infantil, jovens e adultos com deficiência. 

A entidade celebra essa data falando um pouco mais sobre o Autismo e as formas de tratamento. O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que engloba dificuldades na comunicação e na socialização, comportamentos e interesses restritos e repetitivos, e é classificado como um espectro. O Autismo apresenta diferentes níveis de suporte.


  • Nível 1: Pode apresentar dificuldades em situações sociais e comportamentos restritivos e repetitivos. Embora consigam se comunicar verbalmente, podem ter alguma dificuldade para manter uma conversa e fazer amigos. Precisam de pouco suporte para as atividades do dia a dia.


  • Nível 2: Podem ou não se comunicar verbalmente, não fazem muito contato visual e muitas vezes não conseguem expressar suas emoções pela fala ou por meio de expressões faciais. Apresentam comportamentos restritivos e repetitivos, gostam de manter hábitos e a rotina, sentindo-se incomodados ou perturbados quando isso não acontece. Pode haver deficiência intelectual associada e precisam de um suporte moderado no dia a dia. 


  • Nível 3: Muitos não falam ou usam poucas palavras para se comunicar. Apresentam comportamentos restritivos e repetitivos, não costumam lidar bem com eventos inesperados e podem não responder a determinados estímulos sensoriais. Precisam de muito suporte para as atividades do dia a dia. 


Podendo ser diagnosticada ainda na infância, por meio da Atenção Primária à Saúde (APS), durante as consultas para o acompanhamento do desenvolvimento infantil, os principais sintomas do autismo são: Dificuldades sociais e de comunicação, como iniciar uma interação social, dificuldade em demonstrar emoções, prefere ficar sozinho, pouco contato visual, não entende linguagem corporal ou facial e possui interesses restritos e repetitivos como: Ecolalia (repetição da fala do outro), rigidez de pensamento, interesse extremo ou restrito a um assunto/objeto e repetições motoras ou vocais. As manifestações desses sintomas variam de criança para criança, dependendo do nível de suporte. .


Os tratamentos são focados em reduzir os impactos dos sintomas do autismo e em estimular as habilidades sociais, comunicativas, de desenvolvimento e de aprendizado. Entre as alternativas de terapia estão: Terapias de comunicação e comportamento (TEACCH, ABA), Medicações, Terapia ocupacional, Fisioterapia e Acompanhamento nutricional. Na ACESA Capuava as crianças são encaminhadas para as terapias multidisciplinares adequadas e acompanhadas na educação inclusiva junto à escola quando há indicação.Sobre a ACESA CAPUAVA 

 

A ACESA CAPUAVA é uma entidade filantrópica de Valinhos-SP que atende pessoas com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, deficiência múltipla e surdez. Fundada em 2002, atua junto à comunidade carente de toda Região Metropolitana de Campinas e é formada por um grupo de profissionais que se uniu com a missão de prestar um serviço de amor incondicional e de cidadania. Todos seus colaboradores acreditam no ser humano, em suas infinitas possibilidades e em sua capacidade de transformar e transcender toda e qualquer condição de vida. Para mais informações, visite www.acesacapuava.com.br , nossa loja virtual www.acesacapuavastore.org.br e página no facebook www.facebook.com/ACESACapuava