Raquel Baracat

View Original

Food Ink - primeiro restaurante que serve "comida 3D" no mundo virá ao Brasil - Coluna Entretenimento por Milena Baracat

Food Ink é um restaurante móvel que viaja pelo mundo servindo comida feita em impressoras 3D, capazes de criar doces e salgados, como massa de pizza e mousse de chocolate.

As receitas são operadas por chefs que utilizam qualquer coisa que fique com consistência de "massa" para ser impressa, ou seja, deve ser essencialmente pastosa. Assim, alimentos como homus, mousse de chocolate, purê de pera, queijo de cabra e massa de pizza, por exemplo, são processados pela impressora 3D para virar verdadeiras esculturas culinárias.

Segundo o site da empresa, o objetivo da Food Ink é mostrar ao mundo as possibilidades surpreendentes quando se emprega as tecnologias mais inovadoras, como impressão 3D e realidade aumentada, para elaborar a experiência mais interativa e prazerosa possível durante uma refeição.

O restaurante espera fomentar a discussão sobre o futuro da alimentação, nutrição e saúde, além de demonstrar como as tecnologias emergentes podem mudar nossos hábitos alimentares e culturais.

Ao longo do ano, o Food Ink passará por algumas cidades, como Berlim, Dubai, Paris, Amsterdã, Nova York e, por fim, São Paulo, mas ainda não há data definida.

Londres foi a primeira parada. Entre os dias 25 a 27 de junho foram feitas diversas degustações e demonstrações para o público. Nas três noites, provou-se nove pratos preparados por chefs especializados em comidas impressas em 3D. O ponto negativo foi, sem dúvida, o preço do jantar que custou o equivalente a 270 euros, cerca de R$ 1.000,00 por pessoa!

Confira todo o processo no vídeo abaixo na preparação das comidas criadas por camadas:

VÍDEO

 Fonte: Food Ink / The Food Rush / Tecmundo /areah.com.br /archdaily.com.br

Milena Baracat

Coluna Entretenimento

Formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).  Atualmente atua com profissionais  no desenvolvimento, tratamento de acervos, informatização e tecnologia da informação aplicada para bibliotecas particulares e privadas.