Raquel Baracat

View Original

Receitas de cremes caseiros milagrosos - Coluna Entretenimento por Milena Baracat

SHAMPOO CASEIRO

Criado pela inglesa Lucy Aitken Read, PhD em absolutamente nada, mas dedicada a bolar métodos caseiros de cuidados pessoais, a receita do shampoo caseiro milagroso é a mistura de bicarbonato de sódio e vinagre de maçã.

Lucy acredita que se deve passar por uma transformação para limpar a cabeça de anos de acúmulo de produtos químicos e ter menos derivados de petróleo no corpo.

Ela e a grande massa de blogueiras "no pooers" (como se chamam aquelas que aposentaram a dupla shampoo e condicionador) garantem que dá muito certo.

Você vai para debaixo do chuveiro, molha bastante o cabelo e, ao invés do shampoo, aplica sobre a cabeça uma colher de bicarbonato de sódio diluído em um copinho d’água. Não vai fazer espuma. Depois de uns minutos, você enxágua. O pó vai embora com a água e os fios ficam com aquela textura de recém-lavados, quase ásperos.

Depois você dilui um pouquinho do vinagre de maçã em água (umas duas colheres para o mesmo copo d’água) e despeja do comprimento até as pontas. Nessa hora, parece mágica, mas é só química de pH: as escamas dos fios se fecham e a mão desliza pelas madeixas como num comercial de TV. Quando o cabelo seca, o cheiro de vinagre desaparece por completo. É só isso.

Aos poucos, o bicarbonato vai melhorando a textura do cabelo, devolvendo-lhe volume, e o vinagre, resgatando o brilho perdido.

 MÁSCARA FACIAL

Máscara do Dr Ivo Pitanguy (Receitinha de Ouro)

O finado Ivo Pitanguy (que já foi considerado o melhor cirurgião plástico do mundo) criou essa máscara milagrosa, que é feita com coisas bem simples: Bepantol (pomada), Hipoglós, cinco gotinhas de vitamina A e cinco gotinhas de vitamina E.

Para quem não gosta do cheiro do Hipoglós, pode fazer com o Hipoglós com amêndoas, que tem o cheiro mais gostoso.

No 1º dia após lavar o rosto já dá para perceber a diferença. E o melhor -serve para todos os tipos de pele, inclusive oleosa.

A máscara pode ser feita até três vezes na semana e não tem medida certa de Bepantol e Hipoglós, é só pegar a quantidade necessária para cobrir o rosto e misturar tudo. Vale lembrar que não dá para guardar a misturinha, então, só faça o necessário para uma noite, senão perde o efeito. Faça a mistura na palma da mão mesmo.

Com a pele devidamente limpa, aplique a máscara antes de dormir e remova no dia seguinte. Pode acreditar, funciona mesmo!

 PARA CLAREAR OS DENTES

Muitas pessoas gastam bastante dinheiro com tratamentos de clareamento dental, mas esses tratamentos, além de caros, usam muita química.

A receita que vou passar é um clareamento com açafrão-da-terra (o mesmo que "cúrcuma") e óleo de coco - que são produtos naturais eficazes e seguros para os dentes e para clareamento dental.

O açafrão-da-terra (baratinho, vendido em qualquer bom supermercado) e o óleo de coco são benéficos à saúde, graças às propriedades anti-inflamatórias, antivirais, antifúngicas e antibacterianas.

Por isso, ao utilizar esta receita para clarear e substituir a pasta dental, você conseguirá um belo sorriso sem precisar usar produtos tóxicos.

Ingredientes:

1 colher (sopa) de óleo de coco

1 colher (chá) de açafrão em pó

1 gota de óleo essencial de hortelã (opcional, só para proporcionar um hálito refrescante)

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes. Em seguida, coloque a mistura na escova de dentes e escove normalmente.

Espere agir de 3 a 5 minutos para depois enxaguar a boca.

Faça este procedimento por uma semana (uma vez por dia) para obter os resultados desejados.

Além de clarear, ele fortalece os dentes e gengivas.

PARA MANCHAS NO ROSTO

Apresentarei algumas receitas simples e econômicas para você preparar em casa seus próprios cremes eliminadores de manchas.

Antes da aplicação do creme é muito importante realizar uma suave esfoliação da pele para eliminar as células mortas e potencializar sua regeneração. Você pode aplicar um esfoliante muito econômico com bicarbonato de sódio, açúcar ou sal refinado (olha aí mais uma receitinha caseira). Aplique-o com suavidade, misturado com óleo, caso você tenha a pele seca.

 Para as manchas mais escuras (seus ingredientes são clareadores naturais):

Algumas gotas de água oxigenada

Duas colheres de leite em pó

Algumas gotas de glicerina vegetal

Algumas gotas de suco de limão

Misture bem os ingredientes até que forme uma pasta untuosa. Aplique antes de dormir sobre a pele e limpe com bastante água ao levantar pela manhã.

 Creme clareador e nutritivo

1/4 de colher de sopa de flocos de aveia bem moídos

250 ml de água

Uma colher de suco de limão

Misture os ingredientes e aplique esta loção diariamente durante uma semana, deixando-a fazer efeito durante 15 minutos e a retire com água em seguida.

 

Creme para clarear, nutrir e desinflamar a pele

Creme de mel e cúrcuma é ideal para peles delicadas ou com eczemas, especialmente recomendado para manchas de cor mais clara que a pele.

Misture mel de qualidade com cúrcuma em pó até atingir uma textura espessa. Aplique esta máscara durante meia hora e depois limpe com bastante água.

VOCÊ SABIA?

Alguns dos ingredientes abaixo são excelentes para preparar receitas caseiras:

O limão é ideal para clarear, limpar e desinfetar a pele, mas pode ser um pouco forte caso você tenha uma pele delicada. Neste caso melhor misturá-lo com glicerina.

A babosa é uma planta que ajuda a hidratar as peles oleosas e também a cicatrizar marcas de acne e feridas. Pode usá-la diretamente da planta ou, ainda, comprar um dos géis que vendem em farmácia ou em lojas de produtos naturais.

O óleo de rosa mosqueta é altamente regenerante e cicatrizante, ideal para peles secas e maduras.

A vitamina E que se usa como conservante em muitos cosméticos, ajuda a limpar a pele, a dar brilho e eliminar marcas e manchas.

O óleo essencial de gerânio tem propriedades regeneradoras da pele.

Fonte: Marie Claire / Melhor Com Saúde / Cura Pela Natureza.

Foto Reprodução: freepik.com / Google

Milena Baracat

Coluna Entretenimento

Formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).  Atualmente atua com profissionais  no desenvolvimento, tratamento de acervos, informatização e tecnologia da informação aplicada para bibliotecas particulares e privadas.