Dicas de livros e filmes por Luciana Andrade - Livro: Misery e Filme: Boa noite mamãe
Livro: Misery de Stphen King
(...) "Annie é totalmente louca, você entra na pele de Paul e começa a querer negociar com ela também. Ela é extremamente assustadora, sempre com mudanças de humor e palavras estranhas e irritante também. Mas, é o tipo de irritante que você suportaria para sair vivo.
Os dias vão passando e as coisas vão ficando cada vez mais agoniantes para Paul, Annie é sinistra e tem sempre um jeito maluco de "castiga" ele pelo que quer que tenha feito. As acusações que ela faz contra ele são sem cabimento, o que só instiga mais sua insanidade.
Paul tem um conversa bastante "maluca" com ele mesmo, transformando todos os seus medos em narrações de um livro imaginário. Há discussões bem estranhas entre eles, acredita-se que ele está a beira da loucura, assim como Annie.
O que mais gostei nesse livro é o fato de que tudo é imprevisível. Nunca da para dizer o que esperar dela ou do Paul, ele se mostra no começo um covarde, o que é totalmente compreensível, visto que ele está com as duas pernas quebradas. Aos poucos o "Paul interior" vai dando forças para que ele enfrente Annie.
E então chega o grande e tenso momento, não é spoiler, Annie lê o último livro sobre Misery e então ela morre. Embora Annie seja louca me identifiquei com ela nessa parte após o término de Divergente e até imaginei que a Veronica não deveria escrever finais assim, embora eu ame eles.
Annie, como eu não imaginei, surtou. Quase quebrou novamente os joelhos do Paul e até bateu nele. Perante isso começa o calvário do pobre escritor. Ela o obriga a escrever um novo livro sobre Misery. Annie é tão perturbada que queima um rascunho de um novo romance de Paul, por ela achar que é ruim.
Paul não quer mais saber da Misery, ele se cansou e sente nojo da personagem porém, tem que amá-la novamente se quiser sobreviver, e pior não pode escrever qualquer coisa. Suas palavras tem que agradar Annie e não a tirar do sério, o que acontece sempre.
É um livro assustador de fato, um cenário horripilante e imprevisível. Paul fica se perguntando como pode matar Annie e como pode sair dali. Conforme o livro vai chegando a fim e todas as possibilidades dele fugir desaparecem você se agonia junto dele.
Annie tem um longo e horrível histórico de assassinatos, quando ele descobre eu quase fiquei sem ar, temendo que ela chegasse bem naquele momento. Não vejo a hora de ver o filme e sentir o medo como senti lendo.
É tudo tão fantástico que como diria Hazel Grace, eu leria a lista de supermercados do Stephen King. É uma pena que seus livros seja tão caros. Sem dúvida deixarei de comprar outros livros para comprar mais dele, porque são ótimos. Misery é um livro incrível e perfeito. Sem dúvida um dos melhores que li esse ano.
Sinta o medo, porque sim, o King consegue fazer você sentir medo com a escrita. Lendo sozinha parece que a Annie está observando. O final é incerto ao meu ponto de vista, sim ele concluí o livro mas, mesmo com tudo ainda sentimos o medo dele".
Fonte: http://www.descafeinadas.com.br/2014/06/resenha-misery-de-stephen-king.html
Dica de filme: Boa noite mamãe
Luciana Andrade
Coluna Dica de Livros e Filmes
Bibliotecária e Psicologa formada há alguns anos.. Atua na área de psicologia com consultório e no SOS Ação mulher e família como Psicologa voluntária . Cursou biblioteconomia por adorar os livros e assim ficou conhecendo mais profundamente a história literária. Através de filmes e livros consegue entrar em mundos reais, imaginários , fantásticos o que deixa o coração e a mente livres para conhecer, acreditar e principalmente sonhar. Email: luser8363@gmail.com