Raquel Baracat

View Original

Dress code - trajes de festa - Coluna Entretenimento por Milena Baracat

Ao receber um convite é comum algumas dúvidas surgirem em relação ao que vestir. Essa dúvida aparece justamente porque alguns eventos sociais exigem o tipo de traje no convite.

Para decidir o modelito e arrasar no dress code de sua festa ou evento, segue uma lista para eliminar qualquer confusão com as variações dos nomes.

Traje esporte

O traje esporte é o mais casual e livre de regras. Pode ser usado materiais menos nobres, como o jeans, o algodão e a sarja.

-Para os homens significa sem gravata. Sapato -  um dock sider ou mocassim pode cair melhor.

-Para as mulheres: tecidos mais rústicos, sapatos baixos (ou não), saia e blusa, calças compridas liberadas.

Traje Passeio

Traje passeio é o que no Brasil, erroneamente, algumas pessoas insistem em chamar de "esporte fino". Isto não existe. Para que inventar? Não existe esporte fino, nem grosso. (rs)

Normalmente é indicado para reuniões a luz do dia e mais informais. (Até as 18h pode ser mais informal, depois deste horário é bom apostar em uma dose maior de glamour).

-Para os homens: um blazer com calça social, camisas em cores muito claras ou com listras finas e xadrez bem miúdo, gravatas mais divertidas... enfim: é a gravata em sua versão informal. (Antes das 18h o uso da gravata é dispensável, depois deste horário o uso do acessório é recomendável).

-Para as mulheres: pantalonas, vestidos (na altura dos joelhos), tailleur, sapatos de salto de médio para alto, bolsas médias (nada de sacolas ou mochilas). Um visual mais bem cuidado.

Passeio Completo

O passeio completo é o traje social. Bem formal, fica apenas um passo atrás do traje de gala em termos de sofisticação.

-Para os homens significa terno. Escuro e mais formal, de preferência marinho bem escuro ou grafite. Camisa social branca ou azul muito claro e gravata de estampas mais discretas.

-Para as mulheres: tecidos mais nobres, como crepes, sedas, veludo e brocados, mas com discrição. Brilhos, bordados e transparências devem ser usados com parcimônia e dependendo da ocasião. O sapato deve ser de salto alto e a bolsa em modelo clutch ou carteira.

À Rigor (ou Black Tie)

Se no convite estiver escrito "habillée", leia-se black tie.

-Para os homens não tem erro: é o smoking - com gravata borboleta preta.

O traje masculino summer nada mais é que um smoking com paletó branco. Pouquíssimo usado em terras brasileiras, para se vestir um summer e não ser confundido com um garçom, só mesmo sendo uma celebridade de alto calibre.

-Para mulheres, ao contrário do que se pensa, black tie, não as obriga a sair em busca de um vestido longo. Pode até usar, mas não é obrigatório. Aqui, os modelos são mais trabalhados, usa-se mais brilho, transparências, decotes e fendas mais pronunciados. Pantalonas largas, em tecidos mais nobres também são uma opção correta nestas ocasiões.

Gala

-Para os homens: casaca (paletó preto com cauda bipartida, gravata borboleta branca e camisa de colarinho alto com as pontas viradas).

-Para as mulheres: vestidos longos, abaixo do tornozelo e nada de conjuntos de saia e blusa, por mais elaborado que seja o tecido.

Em tempo: o uso do Fraque

Mundo afora, é o traje usado em cerimônias formais durante o dia - normalmente antes do pôr-do-sol.

No Brasil, a regra do horário não existe e o fraque muitas vezes é visto em casamentos noturnos, mas é preciso usá-lo com cautela, apenas em cerimônias realmente formais.

As principais características do fraque são sua longa cauda, que vai até a altura do joelho, e o corte triangular na frente. As cores mais comuns para paletó e calça são o preto e o cinza. O colete normalmente é cinza ou branco.

O mais comum é apenas o noivo usar, mas, se o casal decidir, pais dos noivos e padrinhos também podem vestir.

-Meio-fraque

Você sabe onde surgiu o meio-fraque? No Brasil. Foi por aqui que nasceu esta adaptação do fraque, com a intenção de ser usado em situações menos formais do que as de seu inspirador. 

É o mesmo traje que o fraque, porém sem a cauda do casaco (tem uma cauda menor e corte quadrado na frente).

Para qual tipo de casamento?

Casamentos chiques, mas com uma pitada de informalidade. Muitas vezes é usado em cerimônias durante o dia.

Quem deve usar?

Pais dos noivos e padrinhos. Não é regra absoluta, mas o meio-fraque raramente é usado pelo noivo, que normalmente opta pelo fraque.

 Aproveitando o tema de festa, saiba como montar uma mesa

Sob o prato principal coloca-se o prato de entrada, seja sopa ou salada.

Os talheres seguem a ordem de acordo com os pratos. Ao lado direito as facas e (se for servir sopa) a colher de sopa. Os talheres de sobremesa acima do prato.

Coloque os copos da esquerda para a direita começando pela taça de água, depois de vinho tinto e por último de vinho branco. Se tiver champanhe, a taça ficará mais à frente entre o vinho tinto e o branco.

Fotos Reprodução: Conceito Eventos

Milena Baracat

Coluna Entretenimento

Coluna Esportes

Formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).  Atualmente atua com profissionais  no desenvolvimento, tratamento de acervos, informatização e tecnologia da informação aplicada para bibliotecas particulares e privadas.