Patinetes elétricas compartilhadas em São Paulo - Coluna Entretenimento por Milena Baracat
Depois das bicicletas compartilhadas, São Paulo está recebendo agora outro tipo de transporte alternativo: o compartilhamento de patinetes elétricas. A proposta é proporcionar mobilidade acessível para deslocamentos de curta distância.
(Foto Reprodução: Patinete Scoo)
Para utilizar o serviço, o condutor deve baixar o aplicativo desejado no Google Play ou na Apple Store e fazer a busca pela patinete mais próxima, no estilo Uber.
Os usuários são orientados a utilizar as ciclovias. A devolução do veículo deve ser feita em um dos pontos marcados no aplicativo. O valor da corrida vai ser cobrado pelo tempo de uso e não pela distância percorrida, já que a lógica é a de percorrer microrregiões.
(Foto Reprodução: Ride Patinetes)
Ecológicas e silenciosas, as patinetes alcançam 25 km/h, pesam pouco mais de 10 kg, mas o grande diferencial da patinete em relação a outros veículos é que qualquer um pode começar a andar, sem muita instrução de como fazer isso.
“É muito mais fácil do que andar de bicicleta, que exige habilidade e o esforço de pedalar. Com a patinete, uma mulher com salto e um executivo com terno podem usar sem se preocupar em trocar de roupa quando chegar ao trabalho”, argumenta Mauricio Duarte, sócio fundador da Scoo.
(Foto Reprodução: Patinete Scoo)
Quem faz:
-A startup SCOO (de início as patinetes Scoo chegam apenas em pontos próximos às ciclovias da Avenida Paulista, do Parque do Ibirapuera e da região da Avenida Faria Lima. A empresa afirma que novos locais na cidade serão anunciados em breve).
(Foto Reprodução: Patinete Scoo)
- A startup Yellow (aposta em 1 000 patinetes elétricas espalhadas pela cidade até o fim do ano).
(Foto Reprodução:Yellow)
-A startup brasileira Ride (pretende disponibilizar 300 unidades até outubro, iniciando a operação pela Avenida Brigadeiro Faria Lima, para depois expandi-la por outras áreas, como a Avenida Paulista e a Vila Nova Conceição).
(Foto Reprodução: Ride)
Para dirigir a patinete é necessário ter no mínimo 18 anos e pesar até 120 quilos - o capacete é fornecido de graça.
FONTE: SCOO / Yellow / Ride /Infomoney. / Techtudo / Veja / Estadão / Uol / Terra.
FOTOS: Reprodução
Milena Baracat
Coluna Entretenimento
Formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Atualmente presta assessoria ao Site Raquel Baracat.