Raquel Baracat

View Original

Já ouviu falar de Cliff Diving? Coluna Entretenimento por Milena Baracat

O cliff diving é a prática de saltos de penhascos em rios, mares e piscinas. O mais intrigante nesse esporte é o fato de não existirem equipamentos de segurança e a profundidade da água ser pequena em relação à altura da qual se salta (os penhascos podem chegar a 27 metros de altura!).

Ou seja, um esporte apenas para os mais corajosos ou malucos: apenas o corpo, a coragem (ou loucura) e a água lá embaixo. Contudo, é lindo de se ver.

 Ao que tudo indica, a prática do cliff diving começou em 1770, no Havaí.

Como forma de demonstrar sua coragem e impressionar as moças, guerreiros saltavam do alto de penhascos de até 25 m para o mar, numa profundidade de apenas 3,5 m.

Muito mais tarde, nos anos 50, a Timex, fabricante de relógios, usou o cliff diving como um teste de resistência para um novo modelo. O comercial de TV mostrava um mergulhador, em Acapulco, saltando de um penhasco de 26,5 m que, ao cair na água, recebia o primeiro impacto no pulso com o relógio que, óbvio, ficava ileso.

Competições de cliff diving

Nos anos 60, já havia campeonatos da modalidade no México, mas apenas em 1996 foi criada a Federação Internacional.

As competições são sediadas em diversos países do mundo e foram incluídas até mesmo nas Olimpíadas de Barcelona. No Brasil, apenas dois atletas participaram de finais das competições: Jucelino Júnior, em 2015; e Jacqueline Valente, em 2014 (quando começaram as competições para as mulheres).

Está programada para 2020 uma grande competição durante as Olimpíadas de Verão em Tóquio e, em 2024, nos Estados Unidos.

O maior evento de cliff diving é a competição patrocinada pela Red Bull – a Red Bull Cliff Diving - um circuito mundial anual de Saltos Ornamentais, cujos esportistas saltam em queda livre de penhascos de até 27m de altura.



Desde 2009, a Série Mundial Red Bull Cliff Diving oferece uma plataforma elevada que desafia os limites dos saltos de incrível complexidade.

Aliás, não são só os saltos, mas as paisagens espetaculares também são de tirar o fôlego!

Fotos Reprodução /Facebook oficial Red Bull Cliff Diving.

Milena Baracat

Coluna Entretenimento

Coluna Esportes

Formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Atualmente presta assessoria ao Site Raquel Baracat.