Raquel Baracat

View Original

Você também ama chipa? - Coluna Gastronomia por Chef Alê Lembo

Chipa, biscoitão de queijo, cuñapé, chipá, pandeyuca, nas regiões brasileiras ou ao redor da América do Sul, não importa o nome dessa maravilha crocante em formato de ferradura. Aqui em casa ela é um super sucesso e meu filho sempre pede para levar de lanche na escola.

Muito tradicional no Mato Grosso do Sul, a chipa ganhou variações da receita pelo Brasil, que muitas vezes pode parecer semelhante ao pão de queijo, mas tem as suas peculiaridades.

Conta-se que a chipa é uma invenção das missões jesuítas, juntando tradições indígenas a europeias. A tapioca que é um ingrediente nativo foi misturada a ovos, leite e queijo e manteiga, que foram introduções europeias trazidas pelos padres. A chipa teria surgido no Brasil na década de 1860, trazida por imigrantes paraguaios que fugiam da guerra e procuravam abrigo principalmente no Mato Grosso do Sul. 

Há quem defenda que o biscoito de queijo em formato de meia lua tem origem na celebração da sexta-feira Santa, quando, devido ao resguardo religioso, as mulheres preparavam uma grande quantidade de Chipa na véspera para ser consumida no dia seguinte.

Independentemente da origem, o fato é que ela é muito amada e prática para ser feita em casa, seguindo o passo a passo da minha receita de hoje. E é claro que ela tem um toque funcional né? Acrescentei semente de chia, que é um super alimento, rica em antioxidantes, cálcio, fibras, proteínas, ômega 3 e ômega 6.

Lembrando que essa receita deliciosa também é sem gluten e sem lactose. O resultado? Uma chipa crocante por fora e macia por dentro!!!


Ingredientes:

2 ovos

2 colheres de sopa de requeijão ou cream cheese sem lactose

100g de queijo minas padrão sem lactose ralado

1/2 xícara de azeite

2 colheres de sopa de semente de chia

2 xícaras de polvilho doce

1 xícara de polvilho azedo

1 e 1/2 colher de café de sal

1/3 de xícara de água morna ou leite sem lactose



Modo de preparo: Misture os líquidos e vá acrescentando os polvilhos. Coloque a mão na massa e amasse até desgrudar das mãos (se necessário acrescente mais polvilho azedo). Modele em formato de ferradura e leve para assar em forno pré-aquecido por 30 minutos.


Se quiser congelar, após modelar acomode em uma forma retangular e leve ao freezer por pelo menos 30 minutos. Após congelado, retire da assadeira, coloque em um saco hermético e guarde novamente, por até 3 meses.

Alê Lembo

Coluna Gastronomia

Alessandra Lembo Nogueira, a chef Alê, é cozinheira profissional e especialista em alta gastronomia pelo IGA Campinas, com curso de Cuisine pelo Le Cordon Bleu Paris. Trabalha como personal chef e é idealizadora e fundadora da marca Fit Me Saudável e Funcional, uma empresa especializada em produtos Fit, Low Carb e Veganos, sem glúten, sem lactose, livres de açúcar refinado e gordura trans.  Atua como chef consultora e com desenvolvimento de cardápios especializados e personalizados, ministra workshops em diversos locais da cidade de Campinas e região.