Série Irmandade - Coluna Entretenimento por Milena Baracat
A série Irmandade é uma produção brasileira, com o selo Original Netflix, ambientada no Brasil da década de 90 e inspirada em muitos acontecimentos reais do cenário carcereiro.
Edson (Seu Jorge) é o líder e criador da facção criminosa “Irmandade”, que surgiu em resposta à violência e abuso de autoridade sofrido pelos detentos.
Sua irmã, a advogada Cristina (Naruna Costa), tenta por meios ilícitos livrá-lo desses abusos, mas se dá mal, perde o emprego no Ministério Público e é chantageada por um investigador a se infiltrar na polícia para espionar a tal facção.
Cheia de reviravoltas, é notório que a trama não quer denominar os vilões ou mocinhos, mas apresentar pessoas que cometem atos terríveis como algo sintomático, já que mostra a forma como cada personagem vê sua ética e como essa abordagem cria e altera as relações de cada um. É difícil discutir a moralidade dos personagens diante de tantos dilemas a que são expostos.
"Eu acho linda a desconstrução da moral que é feita na série. Você percebe que não dá para ser igual, porque a sociedade é desigual. O que eu faria no lugar da Cristina? Essa pergunta ressoa até hoje em mim", comenta a protagonista Naruna.
A primeira temporada da série tem oito episódios. O elenco muito bem escolhido, conta também com os excelentes Lee Taylor, como Ivan (iniciado na Irmandade), Pedro Wagner, como Carniça (o segundo homem da facção), Danilo Grangheia, como o agente Andrade e Hermila Guedes, como Darlene, mulher de Edson (Seu Jorge).
FONTE: Netflix. FOTOS REPRODUÇÃO: Google e Netflix
Milena Baracat
Coluna Entretenimento
Formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Atualmente presta assessoria ao Site Raquel Baracat.