Raquel Baracat

View Original

Dezembro vermelho - Coluna Pediatria por Dra. Carolina Calafiori de Campos

Durante todo o mês de dezembro, a Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) promove a campanha “Dezembro Vermelho: prevenção de acidentes na infância e adolescência”. A campanha tem como objetivo alertar a população sobre os principais acidentes que crianças e adolescentes sofrem, bem como os ambientes em que ocorrem e como preveni-los ; em dezembro , com o início das férias escolares, o número desses acidentes aumenta muito !

Atualmente o termo ‘acidentes’ está dando lugar ao termo ‘injúrias não intencionais’, uma vez que o primeiro dá a falsa noção de que o evento ocorreu de forma aleatória, porém essas lesões são previsíveis e preveníveis. Você sabia que 90% dos acidentes são totalmente evitais ?! Sim ! Assim a forma mais eficaz de diminuir as mortes e/ou sequelas de crianças e adolescentes vítimas de “acidentes” no Brasil é a PREVENÇÃO.

No Brasil, os acidentes são a principal causa de morte de crianças e adolescentes de zero a 14 anos. Acidentes de trânsito (primeira causa de óbito), afogamentos, quedas, sufocação, queimaduras, envenenamentos, acidentes por armas de fogo são as principais causas, apresentando pequenas diferenças em relação às faixas etárias. O número de mortes por acidentes tem apresentado queda nos últimos anos em quase todas as faixas etárias (exceção em menores de um ano) e em quase todas as modalidades (exceção em intoxicações e sufocação).










Se você quer saber mais sobre a prevenção desses acidentes entre no site da ONG Criança Segura , a qual eu sou embaixadora ( www.criancasegura.org.br ) ; lá você encontra todas as orientações para evitar que os acidentes com as crianças aconteçam , sejam na rua , no trânsito , dentro de casa , ou na hora das brincadeiras .

Carolina Calafiori de Campos

Coluna Pediatria

Dra Carolina Calafiori de Campos - CRM 146.649 RQE nº 73444 

Médica Formada pela Faculdade de Medicina de Taubaté, Especialização em Pediatria pelo Hospital da Puc Campinas, Especialização em Medicina Intensiva Pediátrica pelo Hospital da Puc Campinas, Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria - Contato: carolinacalafiori@hotmail.com