Raquel Baracat

View Original

Receita de Salada Waldorf - Coluna Gastronomia por Chef Alê Lembo

Salada Waldorf

Ainda no clima das festas de fim de ano, que tal uma opção de salada tipicamente natalina, que é deliciosa e muito prática de preparar?

A salada Waldorf mantem sua fama ao longo da história, sendo que a primeira versão foi criada em 1893 pelo maitre do hotel Waldorf, em Nova Iorque, e foi servida em um jantar para celebrar a chegada da primavera. O grande impacto do seu sabor e colorido entre as classes mais abastadas da cidade fez com que esta receita conseguisse o grande reconhecimento que tem mantido ao longo dos anos. Inicialmente contava com apenas três ingredientes: maçã, aipo e maionese, mas, com o passar do tempo, ingredientes como as nozes, as passas e a alface foram sendo acrescentados, mas o espírito da clássica salada Waldorf continuou intacto.

O Hotel Waldorf Astoria, em Nova Iorque, é um dos hotéis mais glamorosos dos Estados Unidos e, na atualidade, esta salada continua sendo o prato mais popular do menu. Inicialmente, era servida por aproximadamente 10 centavos e hoje custa cerca de 20 dólares.

E se não está nos seus planos viajar a Nova Iorque nesse fim de ano, anote a receita para preparar essa delícia em casa!


Ingredientes


2 maçãs verdes grandes
1 talo de salsão pequeno
60g de nozes

20 g de uvas passas
Suco de 1 limão
1/2 xícara de chá de maionese (ou creme de castanha de caju – receita abaixo)
2 colheres de sopa de azeite

Folha de alface americana
Sal rosa do Himalaia, pimenta do reino e noz-moscada (moída na hora) a gosto
Salsinha e uvas verdes sem caroço para decorar

 

Modo de preparo:


Em uma tigela misture a maionese, metade do suco de limão e o azeite. Tempere com o sal, pimenta-do-reino e a noz-moscada.
Pique as nozes com uma faca e reserve. Corte as maçãs em fatias finas (sem as sementes) ou em tirinhas e regue com o restante do suco de limão, acrescente as uvas passas. Fatie fino o talo de salsão e misture tudo na tigela.


Em um prato ou bowl para salada, rasgue as folhas de alface com as mãos e em seguida coloque as maçãs com o salsão. Regue com o molho e salpique as nozes picadas. Polvilhe a salsinha picadinha e decore com as uvas partidas ao meio.

 

Creme de castanhas (para substituir a maionese)

130g de castanha de caju crua (cozida em água por 40 minutos, escorrida e lavada)

1 dente de alho

01 colher de sopa de azeite

Sal rosa do Himalaia e pimenta do reino a gosto

Água filtrada para dar o ponto desejado.

 

Modo de Preparo:

Bater tudo no liquidificador, adicionando água aos poucos até atingir o ponto de creme (tipo maionese) desejado.

Alê Lembo

Coluna Gastronomia

Alessandra Lembo Nogueira, a chef Alê, é cozinheira profissional e especialista em alta gastronomia pelo IGA Campinas, com curso de Cuisine pelo Le Cordon Bleu Paris. Trabalha como personal chef e é idealizadora e fundadora da marca Fit Me Saudável e Funcional, uma empresa especializada em produtos Fit, Low Carb e Veganos, sem glúten, sem lactose, livres de açúcar refinado e gordura trans.  Atua como chef consultora e com desenvolvimento de cardápios especializados e personalizados, ministra workshops em diversos locais da cidade de Campinas e região.