Raquel Baracat

View Original

Pirenópolis - Coluna Arte/Fotografia e Design por Mônica Fraga

Festas de final de ano na maioria das vezes passamos com nossas famílias, e no meu caso a minha mora longe, no interior de Goiás.

Curioso como conhecemos pouco da nossa região, e viajamos sempre à procura de outros lugares, e por perto existem descobertas maravilhosas.

O Brasil possui muitos lugares interessantes, cidadezinhas charmosas e que foram tombadas como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. É o caso de Pirenópolis, em Goiás, que conta com o Centro Histórico com casarões e igrejas do século XVIII.

Uma cidade pitoresca, com uma arquitetura que chama atenção pelas portas e janelões coloridos e que dão um ar bucólico e bohêmio à cidade.

Algo que acrescentei na minha bagagem é tentar sempre conhecer um lugar novo, e não necessariamente uma cidade nova. Pode ser algo novo sobre a mesma cidade. Sempre que entro em alguma catedral, por exemplo, pesquiso sobre a origem e me surpreendo muito!

Pirenópolis fica tão perto de onde nasci e que “descobri” recentemente, porque o meu olhar mudou e o meu interesse também.

A curiosidade sobre o nome dada a ela, que provém da Serra dos Pirineus, que circunda a cidade, é que foi dado pelos imigrantes espanhóis, provavelmente catalães, por saudosismo ou por encontrar alguma semelhança com os Pirinéus da Europa, cadeia de montanhas situada entre a França e Espanha. Para mim isso deixa tudo mais interessante!

A minha dica é desbrave mais, seja curioso e valorize o que o Brasil tem de melhor.

Temos uma arquitetura rica em história e regada a uma brasilidade só nossa!

Se tiverem a oportunidade de irem para aqueles lados - visitem! Além desse patrimônio cultural, a cidade é procurada pelas cachoeiras lindas ao seu redor.

“A arte é longa, a vida é curta.”

Hipócrates

Mônica Fraga

Arte, Fotografia & Design

Designer de Interiores pela Arquitec., Fotógrafa pelo Senac São Paulo. Atualmente faço um curso sobre História da Arte, em SP, com o crítico de Arte Rodrigo Naves. Instragram: @monicafraga monicabmfraga@gmail.com