Arte em isolamento - Coluna Arte/Fotografia e Design por Mônica Fagra
Ainda em “quarentena”, o isolamento também está presente no mundo das Artes. Existem obras que passam por isso há muito tempo... é o caso da Mona Lisa, pintura do Leonardo da Vinci, que está por detrás de um vidro à prova de bala, que foi colocado à frente da obra em 1956, depois de um visitante ter atirado ácido para cima do quadro.
Durante séculos, a Mona Lisa ficou exposta no Louvre, geralmente despercebida, mas em 21 de agosto de 1911 foi roubada da parede do museu em um assalto que abalou o mundo da arte.
Depois que o roubo foi descoberto, o Louvre fechou por uma semana para que os investigadores pudessem montar o quebra-cabeça. Após passar mais de dois anos, no final de 1913, um negociante de arte florentino recebeu uma carta de um homem que alegou ter a pintura. Ele contatou imediatamente a polícia, que logo prendeu Vincenzo Peruggia, um italiano que trabalhava no Louvre no momento do roubo. Ele admitiu que simplesmente retirara a obra-prima da parede e saiu pela porta da frente do Louvre. O roubo só se tornaria público no dia seguinte. Ao ser detido, ele confessou o crime e o justificou com um motivo incomum: patriotismo. Ele queria apenas levar de volta a seu país um dos maiores tesouros da arte italiana.
Depois que a Mona Lisa foi devolvida ao Louvre, despertou o interesse dos franceses que compareceram em massa para vê-la, e logo, o mesmo aconteceu com pessoas do mundo inteiro.
Desde então, a Mona Lisa tem sido alvo de outros atentados. Houve um outro ataque onde uma pedra foi lançada contra ela.
Em 2009, um turista russo jogou uma caneca na pintura. Nenhum dano foi causado por causa do vidro que a protege há várias décadas.
É um crime alguém destruir algo que faz parte da História, da História da Arte.
Recentemente vi no canal do youtube “Vivi eu vi”, que um empresário francês sugeriu à França que vendesse a Mona Lisa para ajudar o país nesse momento de crise devido à pandemia. A partir daí fiquei pensando nas implicações disso, como a Arte tem papel importante também para o desenvolvimento econômico de um país, sendo um dos pilares do turismo.
A maioria das pessoas que visita Paris vai ao Museu do Louvre para ver a obra de Leonardo da Vinci. Muitos, inclusive, não tem interesse por arte e museus, mas colocam a visita à Mona Lisa como parte do roteiro de sua viagem.
Imaginem o impacto econômico se essa obra fosse vendida para outro país... como o eixo turístico seria deslocado e o “novo país proprietário” da obra seria beneficiado com o turismo cultural em torno da pintura icônica do Renascimento!
“Uma obra de Arte nunca é acabada. Ela é apenas abandonada.”
Leonardo da Vinci
Mônica Fraga
Arte, Fotografia & Design
Designer de Interiores pela Arquitec., Fotógrafa pelo Senac São Paulo. Atualmente faço um curso sobre História da Arte, em SP, com o crítico de Arte Rodrigo Naves. Instragram: @monicafraga monicabmfraga@gmail.com