Você tem medo da Panela de Pressão? Ganhe confiança com estas dicas e cuidados - Coluna Gastronomia por Chef Alê Lembo
Quem nunca ficou com medo ao levar uma panela de pressão ao fogão que levante a mão!! Talvez você, assim como eu, tenha uma lembrança da panela de pressão em casa, na avó, madrinha, tia, ou vizinha jorrando a comida por todo o teto.
É, de fato uma panela fechada contendo tanta pressão, transmita a ideia de uma bomba que vai explodir a qualquer momento! Mas não tenha MEDO, e sim RESPEITO, além de todos os cuidados que vou listar abaixo.
Atualmente as panelas possuem recursos incríveis e conseguem dar vazão ao excesso de pressão gerada. Elas possuem válvulas de segurança secundárias no caso do entupimento do pino principal de saída de vapor
Existem cuidados específicos para a panela de pressão. Se depois de todas as informações você ainda não se sentir seguro, tudo bem. Vá aos poucos até ganhar confiança (mas nunca descuide!)
Cuidados essenciais SEMPRE:
1. Ao escolher o modelo, verifique se tem o selo do INMETRO e adquira somente lojas confiáveis (compre outras panelas dos vendedores de porta em porta) - O selo mostra que sua fabricação está conforme as leis brasileiras e que ele foi testado para os padrões de segurança.
2. Confira a borracha (se está no lugar e não está ressecada) e as válvulas da tampa da panela (se a válvula de controle não está entupida, se está bem enroscada e encaixada; e se a válvula de segurança não está levantada)
3. Respeite a capacidade da panela. Elas possuem uma marquinha interna de volume máximo. Deixe pelo menos 1/3 da panela livre para a pressão para que o ar quente acumule dentro e faça o cozimento dos alimentos. Caso contrário, o vapor sairá com líquidos pela válvula de controle, o que gera o entupimento dela.
4. Durante o cozimento, é importante que você deixe sua panela de pressão trabalhando sozinha. Você irá apenas abaixar a chama do fogo, pois ela manterá o ritmo da cocção.
5. Fique de olho no funcionamento da válvula, que solta vapor e chia, além de balançar. Se não estiver normal, atenção! Significa que há entupimento na tampa e você precisa desligar rapidamente, evitando que mais pressão acumule. Então espere o vapor sair totalmente e retire a válvula de controle para desentupi-la. Depois de limpa, vida que segue!
6. O tempo de permanência no fogo costuma estar indicado no manual, e o cabo deve estar voltado para dentro do fogão - isso evita que a panela seja derrubada por um esbarrão.
7. Não utilize a panela para fritura por imersão!
8. Antes de abrir a panela é fundamental verificar se está totalmente sem pressão. Puxe a válvula, se não fizer nenhum barulho, pode abrir.
9. Você pode liberar a pressão:
- Deixando a panela esfriar até que a pressão seja liberada completamente;
- Colocando com cuidado sob água fria corrente (ao molhar a panela ela tende a perder a dilatação que sofre por causa do calor e isso faz ela expelir o vapor com mais intensidade)
Vale lembrar que antes de abrir a panela é fundamental verificar se ainda há pressão!!
10. Não vire a panela para evitar que alimentos entupam a saída do vapor.
Limpar a panela de pressão é uma prática indispensável para o funcionamento correto do utensílio. Ao lavar, retire a borracha de vedação e lave separadamente. É recomendável observar se a mesma apresenta algum tipo de falha: deve estar macia, não pode estar farelenta ou quebradiça. O ideal é não guardar a borracha na tampa, porque ela pode perder a elasticidade;
Os resíduos de gordura precisam ser removidos cuidadosamente da válvula de pressão, para não ocorrer obstrução. Tire a válvula da tampa e limpe os buraquinhos com um palito de dente.
Quando houve a necessidade de reposição das peças como pinos, anel de vedação e válvulas de segurança, escolha sempre as originais dos fabricantes. Essas peças são analisadas e certificadas pelo INMETRO e garantem qualidade e segurança para você.
Depois de todos esses cuidados, vamos utilizar a panela de pressão?
Alê Lembo
Alessandra Lembo Nogueira, a chef Alê, é cozinheira profissional e especialista em alta gastronomia pelo IGA Campinas, com curso de Cuisine pelo Le Cordon Bleu Paris. Trabalha como personal chef e como chef consultora e com desenvolvimento de cardápios especializados e personalizados para bares e restaurantes, além de ministrar workshops e aulas em diversos locais da cidade de Campinas e região. É influenciadora digital e mantém um canal de receitas no YouTube.