Raquel Baracat

View Original

Metaverso - futuro das interações sociais - Coluna Entretenimento por Milena Baracat

O Metaverso se refere a um mundo virtual onde as pessoas irão interagir entre si por meio de avatares digitais.

Esse mundo será criado a partir de diversas tecnologias, como realidade virtual, realidade aumentada, redes sociais, podendo implementar a utilização de conceitos dos games e criptomoedas.

Portanto, na nova etapa da rede mundial, as pessoas estarão não apenas vendo o conteúdo, mas estarão dentro dele.

Recentemente, Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, investiu bilhões, incluindo a mudança do nome do Facebook para Meta, para dar início à sua nova empreitada para a construção do seu metaverso.

Segundo Mark, "você será capaz de fazer quase tudo que você possa imaginar —reunir-se com amigos e família, trabalhar, aprender, brincar, fazer compras, criar —, bem como experiências completamente novas que realmente não se encaixam na forma como pensamos sobre computadores ou telefones hoje."

Numa matéria no TechTudo, foi dado um exemplo ótimo de como isso irá ser feito:

(Trecho retirado de www.techtudo.com.br)

Suponha que você tem um avatar no metaverso da Meta. Esse avatar assiste a uma sessão de cinema e, ao sair, compra um livro em uma banca — tudo virtualmente, é claro. O bilhete, o livro e as passagens, assim como todas as demais coisas, são pagas com criptomoedas. Mais tarde, ao entrar no Roblox, um amigo pede o livro digital emprestado, e você concede o favor.

Vale ressaltar, porém, que isso só será possível se todas as plataformas forem compatíveis entre si. Os avatares, os livros, os ingressos — tudo será mantido ao passar do Facebook para o Roblox, e daí para o Microsoft Teams, e então para o WhatsApp.

(Foto: Reprodução/Meta: conceito de WhatsApp no metaverso)

Veja esses dois espaços que a Meta divulgou recentemente:

-Horizon Home:

Espaço social onde você pode convidar seus amigos para se juntarem a você como avatares. Vocês poderão se divertir, assistir vídeos e pular para os aplicativos juntos.

-Horizons Workroom

Funciona como um espaço de reuniões virtual onde os avatares podem interagir entre si, criando um espaço colaborativo como se as pessoas estivessem no mesmo lugar.

VÍDEO:

O metaverso será o futuro da interação social no mundo virtual. E isso não é criação e muito menos exclusividade de Mark Zuckerberg.

Grandes empresas do mercado de tecnologia estão buscando implementar, no dia a dia da sociedade, o conceito da criação de espaços de interação social para que os usuários possam realizar atividades em conjunto e até mesmo compras.

Um exemplo é a Microsoft com o Mesh for Microsoft Teams.

Segundo a empresa, a ferramenta é uma porta de entrada para o metaverso onde os usuários poderão interagir uns com os outros através de "experiências holográficas compartilhadas". Em uma publicação oficial, a Microsoft afirma que pensa no metaverso como "uma nova versão - ou uma nova visão - da internet, onde as pessoas se reúnem para se comunicar, colaborar e compartilhar com presença virtual pessoal em qualquer dispositivo".

Sem contar que, o metaverso abre muito mais as possibilidades de conexões, pois oferece recursos como tradução simultânea para diferentes línguas e isso, sem dúvida aproximará (virtualmente) as pessoas.

(Foto: Divulgação/Microsoft: Microsoft Teams terá reuniões virtuais em ambientes 3D; fabricante do Windows está de olho no metaverso)

Dos filmes de ficção para a vida real

Gostou do assunto? Então, assista esses filmes que tem tudo a ver. Matrix, Jogador Número Um e Tron.

Créditos :Mundo Conectado e Techtudo

Fonte: Olhar Digital / TechTudo / Mundo Conectado / Terra / Isto É

Vídeos: Youtube Meta e Olhar digital

Fotos: Google

 Milena Baracat

Coluna Entretenimento

Coluna Food Tasting

Formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Cria conteúdo digital e presta assessoria ao Site Raquel Baracat.