Feira da Madrugada agora é Circuito de Compras - o maior centro popular de compras da América Latina - Coluna Entretenimento por Milena Baracat
A antiga Feira da Madrugada, localizada no Brás, bairro central de São Paulo, já foi considerada o maior polo de confecção de roupas no Brasil. Pela região, circulavam mais de 500 mil pessoas por dia, vindas de todos os cantos do país em busca de peças da moda com preços mais em conta. Mas, a feira, que funcionava entre a Avenida do Estado e a Rua Oriente, tinha vários problemas, entre eles o de segurança, banheiros imundos e risco de incêndio.
Depois de muito impasse, anos de disputa na Justiça, sendo que a concessão do espaço, em 2015, chegou a ser investigada até por uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), a Feira da Madrugada passou por uma revitalização e finalmente foi reinaugurada a cerca de um mês com um novo nome: Circuito de Compras.
No novo local na Avenida do Estado, 2455, o megaempreendimento está sendo considerado o maior centro popular de compras da América Latina.
São quase 5.000 comerciantes instalados em um espaço de 182 mil m², o equivalente a 25 campos de futebol. O novo shopping conta com 4.000 boxes e 1.260 lojas, praça de alimentação e escadas rolantes. O horário tradicional de funcionamento se manteve: das 2h às 16h.
A grande novidade é o estacionamento para 2.200 carros e 315 ônibus.
Os comerciantes vão pagar um aluguel de R$ 1.800 por mês para vender os produtos nos boxes. O valor vai ser pago para o Consórcio que construiu a estrutura e adquiriu o direito de explorar o espaço por 35 anos.
Os investimentos para a primeira etapa inclui o Centro Popular de Compras e um sistema circular de ônibus para integração entre áreas comerciais, como a 25 de Março, o Bom Retiro e a região da Santa Efigênia, responsáveis pela circulação de 500 mil pessoas por dia. O objetivo do Consórcio é oferecer ao cliente uma experiência de compras com mais segurança, conforto, qualidade e maior variedade de produtos.
Na segunda etapa, o projeto conta com um prédio com salas comerciais, hotel e o restauro de um prédio da antiga Rede Ferroviária Federal (RFFSA). Cabe ao Consórcio Circuito das Compras a implantação, operação, manutenção e exploração econômica do empreendimento compensando a Prefeitura de São Paulo com parte das receitas, conforme previsto no contrato de concessão.
O objetivo do Consórcio é repaginar a região do Brás. O grupo informou que gerou 20 mil empregos diretos com o desenvolvimento do Circuito de Compras.
Fonte: www.capital.sp.gov.br e Instagram: @@feiradamadrugadaofc
Fotos: Google
Milena Baracat
Coluna Entretenimento
Formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Cria conteúdo digital e presta assessoria ao Site Raquel Baracat.