Importância da luz na fotografia - Coluna Arte/Design e Fotografia por Mônica Fraga
Hoje o post é sobre a importância da luz na fotografia.
A incidência da luz pode criar efeitos diferentes na fotografia.
O efeito que o sol produz no resultado de uma cena depende de vários fatores. A posição do sol no céu varia não só com o tempo, mas também com a estação do ano e a localização geográfica. Todos esses fatores afetam a cor, o ângulo e o brilho da luz.
Claude Monet, um pintor impressionista, sabia bem o quanto a luz imprimia um efeito diferente à pintura, sendo assim, fez uma série de 31 pinturas da Catedral de Rouen em diferentes horários do dia e do ano, e o resultado foi incrível: uma paleta com diferentes tons de cores.
Para retratar bem o efeito da luz, cito o Yosemite National Park, nas montanhas da Serra Nevada, na Califórnia, EUA. Ele é famoso por suas sequoias gigantescas, pelas falésias, pelo vale, pela cascata de lava, se tornando Patrimônio Mundial da Unesco desde 1984.
O espetáculo da cachoeira de lava rende imagens impressionantes. A incidência do sol, durante apenas três semanas do mês de fevereiro, no pôr-do-sol, faz com que a Horsetail Fall pareça uma cachoeira de lava. Conforme a névoa capta os raios de sol, cria uma fabulosa ilusão de ótica que dura cerca de 10 min e proporciona clicks incríveis!
A fotografia eterniza o momento, e em se tratando de luz, uma fotografia tirada hoje talvez nunca seja recriada da mesma maneira amanhã!
“Fotografia é colocar na mesma linha a cabeça, o olho e o coração.”
Henri Cartier Bresson
Mônica Fraga
Arte, Fotografia & Design
Designer de Interiores pela Arquitec., Fotógrafa pelo Senac São Paulo. Curso de História da Arte com o crítico de Arte Rodrigo Naves, Curso de História da Arte Brasileira e Modernismo ao Contemporâneo no MASP, Curso sobre as Mulheres na Arte, no Adelina Instituto e Arte que Acontece, em São Paulo. Instragram: @monicafraga Email: monicabmfraga@gmail.com Twitter: @monicafraga27