C0vid-19: brasileiros são barrados no exterior. Saiba quais países aceitam a entrada livre - Coluna Entretenimento por Milena Baracat
A reputação brasileira de descontrole do coronavírus só aumenta e assusta boa parte do mundo.
No noticiário internacional, a CNN foi uma das redes de tv a apresentar o Brasil como fonte de “ameaça global” por causa do colapso hospitalar e de expansão acelerada do vírus. O noticiário europeu (BBC) classificou o Brasil como uma espécie de “laboratório” onde se pode observar o que acontece quando o vírus “se propaga sem controle” - numa menção ao surgimento da nova cepa, denominada tecnicamente de P1, comprovadamente mais virulenta.
As restrições à circulação de brasileiros entre os países se agravaram desde o surgimento dessa variante do coronavírus, que foi primeiro identificada em Manaus. Os Estados Unidos, que barraram a entrada de brasileiros em maio do ano passado, renovaram a restrição sob a gestão de Joe Biden, e já identificaram a presença da P1 em mais de 20 estados. A descoberta recente de um caso em Nova York levou o nome do Brasil novamente às manchetes, notas e declarações oficiais.
Atualmente, visitantes brasileiros ou com histórico de passagem pelo Brasil são barrados em pelo menos 30 países, sendo que o acesso a outros países está cada vez mais restrito. E não importa se a viagem é a negócios, turismo ou de cunho pessoal.
(Foto: unsplash.com/@jeshoots)
Neste momento, apenas oito países do mundo têm restrições leves para a entrada de brasileiros em seus territórios. São eles: Afeganistão, Albânia, Costa Rica, Eslováquia, Macedônia do Norte, Nauru, República Centro Africana e Tonga.
Cem países têm restrições moderadas para receber turistas vindos do Brasil e outros locais e cento e dezessete estão com restrições fortes, que incluem, na maioria dos casos, fechamento de fronteiras para todos que não sejam cidadãos ou estrangeiros com residência fixa no país.
Os países que permitem algumas entradas exigem quarentena obrigatória de quatorze dias, como: Argentina, Bolívia, México, República Tcheca, Ucrânia e a maior parte dos países do Caribe e da África.
Os destinos mais procurados pelos brasileiros, no entanto, estão todos na lista de restrições fortes, com as fronteiras fechadas para todos os estrangeiros sem visto de residência. São eles: Estados Unidos e União Europeia (Portugal, França, Espanha e Alemanha), Japão, China, Austrália e Nova Zelândia.
Fonte e Créditos: https://noticias.r7.com/
Milena Baracat
Coluna Entretenimento
Formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Cria conteúdo digital e presta assessoria ao Site Raquel Baracat.