Raquel Baracat

View Original

Maquiagem velha faz mal. Veja como saber se ela já passou da hora - Coluna Entretenimento por Milena Baracat

Maquiagem vencida faz mal podendo causar alergias, acne e até mesmo infecções graves.

Isso acontece porque, quando um produto perde a validade, os ingredientes se decompõem e ocorre um processo de oxidação e perda de validade dos conservantes, iniciando a liberação de substâncias nocivas à pele. Ardência, vermelhidão, descamação e aspereza são alguns dos sintomas.

Ao notar alguns desses sintomas, o ideal é suspender o uso do produto e limpar bem o rosto com água micelar ou demaquilante. Se a reação for forte, o mais indicado é procurar o dermatologista, já que há casos que demandam a utilização de medicamentos, como antibióticos e cremes à base de corticosteroide.

Caso a informação de prazo de validade tenha se perdido, as principais maneiras de identificar se o produto está adequado para o uso estão na textura, na cor e no cheiro.

Fique de olho na: mudança na consistência, homogeneidade, textura e perda da fragrância.

Usar o produto já vencido pode desencadear: processo de irritação (vermelhidão na pele), acne cosmética, coceira, descamação e até dor.

Dica na hora de comprar: embalagens em forma de bisnaga ou pump evitam o contato dos dedos e dos pincéis com o resto do conteúdo e impede a contaminação por germes e bactérias, o que aumenta a vida útil do seu make.

Fique de olho no: cheiro (já que a embalagem impede de ver o que tem dentro), consistência mais grossa, seca e até craquelada.

Usar o produto já vencido pode desencadear: coceira, vermelhidão, ardor e sensação de areia nos olhos e, em casos graves, conjuntivite.

Dica na hora de usar: evite fazer movimentos de “vai e vem” dentro do tubinho e tente mexer o aplicador de forma circular, para impedir entrada de ar. Isso irá aumentar a vida útil do produto.

Fique de olho na: cor, aderência e textura craquelada. Quando o make começa a não “pegar” muito bem e nem espalhar direito, é hora de descartar.

Usar o produto já vencido pode desencadear: coceira, vermelhidão, ardor.

Dica na hora de comprar: versões em pó dos produtos tendem a ser os mais duradouros.

Fique de olho na: cor e cheiro.

Usar o produto já vencido pode desencadear: lábios ressecados, causar bolhas ou causar uma espécie de queimadura na boca e no seu entorno.

Dica na hora de comprar:  produtos com óleo na composição são mais propensos a oxidação e costumam ter vida útil menor. O mesmo acontece com os hidratantes.

Durabilidade

De forma geral, as maquiagens costumam ter uma validade que varia de 6 meses a 2 anos, sendo que os produtos em pó duram mais e os líquidos menos.

Se, no prazo de validade, a marca garante que o produto está apto para ser usado durante esse período, ele deve manter suas condições no tempo especificado, estando aberto ou não.

Como fazer seus produtos durarem mais

Tente deixar suas maquiagens em um ambiente seco, sem luz e umidade. Se for guardá-las no banheiro, coloque-as dentro de uma frasqueira, gaveta ou caixa de madeira e evite deixá-las em cima da pia ou em caixas transparentes.

Maquiagens carregadas na bolsa são mais afetadas por variações de umidade e temperatura, portanto as chances de durarem menos são grandes.

Cuide da higienização dos seus pincéis e demais itens de maquiagem.

Não empreste o produto para terceiros. Maquiagem é de uso individual. Compartilhar pode gerar danos a você e a outras pessoas.

Onde guardar

Ambiente seco, sem luz e umidade é o ideal.

No banheiro, deve estar sempre dentro de uma frasqueira, gaveta ou caixa de madeira.

Maquiagem x Covid-19

Você sabia que o uso de maquiagem quando estamos com a máscara de proteção contra a Covid-19, não é recomendado?

A maquiagem em contato com o tecido da máscara acaba gerando umidade e sujeira, que atrapalham a filtragem do ar contra o coronavírus.

Por isso, o recomendado é usar a máscara com a pele limpa, sem maquiagem. Alguns infectologistas alertam que isso pode ocorrer pelo fato de a trama de filtragem da máscara ficar obstruída com partículas sólidas, alterando o fluxo de filtragem e consequentemente, reduzindo a eficácia do dispositivo.

Recomenda-se usar produtos leves de fácil absorção e de preferência sem cor de base, mas o importante é incluir na rotina qualquer produto que não gere partículas sólidas. A chance de isso não ocorrer é maior com produtos mais fluidos como os séruns.

 Fonte: Uol /Be Young / Revista Marie Claire/ Capricho / Vix

Foto / Reprodução: Google

Milena Baracat

Coluna Entretenimento

Coluna Food Tasting

Formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Cria conteúdo digital e presta assessoria ao Site Raquel Baracat.