Raquel Baracat

View Original

Batom vermelho - o clássico que sempre é tendência - Coluna Entretenimento por Milena Baracat

Batom vermelho é trend do inverno de 2021, mas quando deixou de ser? Na verdade, ele é um clássico e se destaca ainda mais na make invernal.

Provavelmente o item de maquiagem mais popular do mundo, o batom vermelho nunca saiu de moda. E não importa a cor da pele, o tipo de cabelo ou a etnia: sempre existirá um tom de vermelho para combinar com cada uma de nós.

Matte ou brilhante, líquido ou em bastão...Vale aquele que depende do seu gosto, do seu costume de usar e da ocasião que irá ditar a tonalidade mais adequada: do vermelho vivo, passando pelo bordô e indo até os tons mais amenos e delicados, que puxam para o rosa.

O batom vermelho surgiu há cerca de mil anos no Egito, sendo Nefertiti, mulher do faraó Akhenaton, a precursora do corante extraído de insetos para pintar os lábios.

Na Idade Média, o batom foi proibido pela Igreja Católica por ser considerado imoral, e seu uso ficava restrito às prostitutas.

A partir de 1558, no reinado de Elizabeth I, na Inglaterra, foi que o batom vermelho chegou à nobreza. A rainha era fã do visual com a pele pálida e os lábios bem vermelhos.

Durante o movimento sufragista nos Estados Unidos, em 1912, Elizabeth Arden distribuiu 15 mil unidades para as apoiadoras que marchavam pelo Direito ao Voto, em Nova York.

A estrela do cinema mudo Clara Bow pintava a boca de vermelho para garantir o registro de seus lábios em formato de coração nos filmes em preto e branco, entre os anos 1930 e 1940.

Nos anos 1950, Marilyn Monroe fazia questão de usar cinco camadas de batom, para garantir a intensidade do tom que virou sua marca registrada e, nos anos 1980, foi Madonna que resgatou o poder do batom vermelho nos palcos.

Em 2015, a youtuber Jout Jout publicou um vídeo sobre relacionamentos abusivos intitulado "Não Tira o Batom Vermelho", se referindo a homens que relacionam o cosmético com a vulgaridade. No mesmo ano, Clarice Falcão lançou um cover da música "Survivor", da Destiny's Child, em que mulheres se pintam com o batom ao longo das cenas - fazendo alusão ao vídeo de Jout Jout.

Batom vermelho é atitude!

E para finalizar, só para frisar a importância da cor no mercado da beleza, ao longo de 60 anos, a Dior criou cerca de 1500 tons de batom vermelho. Wow!!!

 Fonte: Marie Claire / Passaporte do Luxo / Vogue / Dior.

Fotos / Reprodução: Google.

Milena Baracat

Coluna Entretenimento

Coluna Food Tasting

Formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Cria conteúdo digital e presta assessoria ao Site Raquel Baracat.