O incrível espetáculo Casa Batlló – Living Architecture - Coluna Entretenimento por Milena Baracat
Barcelona presenciou nesse mês um verdadeiro espetáculo no famoso Casa Batlló (obra-prima do arquiteto catalão, Antoni Gaudí), que iluminou sua fachada com uma projeção de vídeo criada pelo genial diretor e artista multimídia turco-americano, Refik Anadol.
Existem poucos eventos no mundo que podem atrair 47.000 pessoas para uma apresentação de 15 minutos, mas o Casa Batlló: Living Architecture conseguiu o feito ao fundir tecnologia inovadora com arquitetura histórica.
O show em si superou todas e quaisquer expectativas. O edifício ganhou vida com a combinação de cores, luzes e música para criar um efeito 3D, que fez a Casa Battló mudar e parecer dançar. Azuis profundos, vermelhos e laranjas marcantes e efeitos de luz laser arrojados contribuíram para a vibração da apresentação.
VÍDEO
A arte de Refik Anadol é representativa de uma nova onda na progressão artística e está na mesma linha da exposição de Van Gogh, em cartaz no Brasil.
(https://www.livepass.com.br/beyond-van-gogh). Essas obras de arte se concentram em manipular nossos sentidos e desafiam nossos conceitos do que é real e do que não é.
Anadol recebeu vários prêmios e reconhecimentos por seu trabalho, incluindo o Microsoft Research’s Best Vision Award, German Design Award, UCLA Art+Architecture Moss Award, University of California Institute for Research in the Arts Award, SEGD Global Design Awards e Google Art’s and Machine Intelligence Prêmio Residência Artística.
Agora ele voltou para Nova York onde se reuniu com colecionadores na casa de leilões Christie’s cuja arte digital será a única leiloada ao lado de Warhol, Van Gogh, Monet e Basquiat. O artista também está comprometido com a neurodiversidade: 10% dos lucros do leilão serão destinados à Associación Aprenem Autisme e à Fundación Adana.
Se você gostou e está por Barcelona, saiba que a cidade oferece outras experiências artísticas imersivas, como Frida Kahlo: The Life of an Icon com mais de 1000 metros quadrados de tela, experiência com óculos de realidade virtual, espaços expositivos e ferramentas interativas. É uma experiência que vale a pena experimentar pelo menos uma vez e é uma maneira divertida de explorar as obras de artistas icônicos de uma nova maneira.
Fonte, Fotos e Vídeo: Repost for Instagram @casabatllo / @refikanadol
Foto Exposição Frida Kahlo: Google
Milena Baracat
Coluna Entretenimento
Formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Cria conteúdo digital e presta assessoria ao Site Raquel Baracat.