Raquel Baracat

View Original

Crítica de cinema por Vicente Neto - Filme: O Sequestro do Voo 375

O Sequestro do Voo 375

Quem me conhece (e me lê aqui), já sabe o quanto eu gosto de filmes biográficos ou baseado em fatos reais. Quando vi o trailer deste, mesmo não tendo qualquer memória do caso, da época, ainda assim fiquei muito a fim de assistir.

Baseado na história real de um caso que chocou o país na década de 80, o longa se passa no período do Governo Sarney, em 1988, enquanto o Brasil enfrentava uma série de dificuldades econômicas e financeiras. Nonato é um homem de origens simples em busca de trabalho, mas todas as suas tentativas são frustradas. Inconformado com a sua situação - e, acima de tudo, a de seu país como um tudo -, Nonato decide protestar contra o Governo de uma forma dramática: sequestrar o voo 375, da Vasp, com mais de cem passageiros, ordenando ao comandante Murilo que jogue o avião em cima do Palácio do Planalto. Para evitar a tragédia, o piloto acaba sendo obrigado a executar manobras que jamais haviam sido tentadas com um avião daquele tamanho.

Alguns diálogos (atuações) coadjuvantes me deixaram com vergonha alheia, mas no geral, o filme é muito bem feito, muito interessante e super bem ambientado e com ótimos efeitos especiais. Não acho que seja indispensável assistir na telona, mas vale muito assisti-lo! Não deixa de ser um acontecimento curioso de nossa história.

Vicente Neto

Coluna Crítica de Cinema

Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em DVD. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme que assistiu.