Bronquiolite viral aguda em bebês - Coluna Pediatria de Dra. Carolina Calafiori de Campos
A bronquiolite é uma infecção frequente dos bronquílolos pulmomares ,causada por vírus, sendo a maior parte dos casos originada pelo VÍRUS SINCICIAL RESPIRATÓRIO (VSR).
É a infecção respiratória aguda mais comum em bebês com idade inferior a 2 anos, com incidência maior naqueles com idade inferior a 6 meses e ocorre em consequência da obstrução inflamatória das pequenas vias aéreas ( bronquíolos )
Outros vírus causadores da bronquiolite são : influenza; rinovírus; parainfluenza (tipos 1 e 3); adenovírus; metapneumovírus; bocavírus humano.
Os bebês pequenos estão mais suscetíveis a essa infecção pelas seguintes razões :
1)a superfície de troca gasosa nos pulmões ainda não está plenamente desenvolvida, e a resistência da via aérea é alta nos primeiros meses de vida;
2)o calibre das vias aéreas dos bebês é menor;
3)os anticorpos adquiridos passivamente da mãe durante a vida intrauterina, que protegem contra uma variedade de patógenos, caem de forma brusca nos primeiros meses após o nascimento, expondo o bebê a diversas doenças, logo o pulmão da criança de baixa idade é relativamente mal adaptado para suportar agressões e desenvolve enfermidades mais facilmente.
Os vírus são transmitidos através de minúsculas gotículas provenientes do nariz e da boca de alguém infectado, quando a pessoa tosse ou espirra ou quando pessoa infectada contamina algum objeto.
O vírus provoca uma inflamação e um inchaço das minúsculas vias respiratórias no interior dos pulmões, as quais se denominam bronquíolos.
Os sintomas costumam variar de criança para criança. Algumas podem apresentar poucos sintomas ou sintomas mais leves em comparação a outras.
A bronquiolite começa como uma leve infecção respiratória, com tosse , coriza , acompanhada ou não de febre .Depois de 2 a 3 dias, a criança desenvolve ainda mais problemas respiratórios, incluindo chiado no peito e desconforto respiratório.
Os sintomas mais comuns são: Tosse , cansaço , febre , cianose, (caracterizada pela pele azulada devido à falta de oxigênio); dificuldade para respirar, incluindo chiado no peito e falta de ar,retrações intercostais, em que os músculos ao redor das costelas afundam à medida em que a criança tenta respira , respiração rápida (taquipneia), e batimento das asas nasais.
Geralmente os sintomas duram uma semana , sendo o pico da doença em torno do terceiro dia.
Após um diagnóstico com a história clínica e exame físico , o pediatra estabelecerá um tratamento ,que na maioria das vezes é sintomático, além do uso de broncodilatadores via inalatória.
Alguns casos mais graves necessitam de internação hospitalar e uso de oxigênio suplementar.
Em casos de dúvidas procure sempre seu Pediatra
Dra. Carolina Calafiori de Campos
Dra Carolina Calafiori de Campos - CRM 146.649 RQE nº 73944
Médica Formada pela Faculdade de Medicina de Taubaté, Especialização em Pediatria pelo Hospital da Puc Campinas, Especialização em Medicina Intensiva Pediátrica pelo Hospital da Puc Campinas, Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria - Contato: carolinacalafiori@hotmail.com