Crítica de cinema por Vicente Neto - Filme: A Haunting in Venice (título no Brasil: “A Noite das Bruxas”)
Mais um filme baseado em livros de Agatha Crhistie com o personagem Poirot. Assisti aos dois anteriores, com Kenneth Branagh no papel do detetive, e gostei. Então, estava bastante entusiasmado para ver este.
Cansado das atribulações de uma vida inteira dedicada à investigação criminal, Hercule Poirot (Kennethe Branagh) se aposentou, levando agora uma vida pacata na bela cidade de Veneza, Itália. Certo dia, atede ao pedido da sua amiga Ariadne Oliver (Tina Fey) de assistir a uma sessão espírita orientada pela senhora Reynolds (Michelle Yeoh), uma médium bastante famosa na área, que Ariadne tenta desacreditar há muito tempo.
Quando, durante o decorrer do evento, um dos presentes é encontrado morto, Poirot se vê novamente impelido a desvendar o mistério. Como sempre, não lhe faltam suspeitos. E apesar de tudo parecer indicar o envolvimento de algo fantasmagórico, ele vai ter de manter a racionalidade na análise de todas as pistas, sem nunca se deixar levar pelo medo ou pelas crenças no sobrenatural.
O filme é interessante, como os anteriores, mas este é o mais monótono deles. Se passa quase a maior parte do tempo dentro de um “palácio” em Veneza, e é muito escuro. Chega um momento que enjoa... mas a trama é muito bem escrita e surpreendente. Quem viu os demais e gostou, assista, mas espere ‘menos’.
Vicente Neto
Coluna Crítica de Cinema
Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em DVD. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme que assistiu.