Crítica de cinema por Vicente Neto - Filme: The Apprentice (título no Brasil: “O Aprendiz”)
The Apprentice (título no Brasil: “O Aprendiz”)
Fiquei sabendo desse filme e achei que seria meio que uma propaganda do ex-presidente americano. Depois que assisti à uma entrevista com o ator principal, vi que era o oposto, que o próprio Trump não havia gostado muito do resultado do filme. Como não suporto o arrogante e mentiroso personagem principal deste filme, fiquei curioso em assisti-lo.
Nova Iorque, década de 1970. Um jovem chamado Donald J. Trump – filho mais novo de Fred Trump, um self-made man que fez fortuna no ramo da construção civil – tenta de todas as formas provar o seu valor criando os seus negócios na área do mercado imobiliário.
Nesse percurso, vai se cruzar com Roy Cohn, um advogado e facilitador político que fez carreira ao colaborar com o senador Joseph McCarthy durante a era do Macarthismo. Cohn, conhecido pela sua ambição, manipulação e código de honra duvidoso, vai se revelar crucial no trajeto e nas formas de atuação de Trump nas várias dimensões da sua vida.
O filme é bem interessante, muitíssimo bem ambientado nos anos 1970 e a atuação de Sebastian Stan no papel principal, está excelente. Os trejeitos e até jeito de falar, está igual!
Nesse filme vemos de onde vem toda a arrogância (DNA do pai) e malandragem (aprendidas com o advogado Roy) que conhecemos deste senhor. Vale muito assistir, apesar de o finalzinho não ter me agradado muito (parece que terminou faltando algo a mais), mas nada que estrague o filme.
Vicente Neto
Coluna Crítica de Cinema
Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em streaming. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme que assistiu.