Crítica de cinema por Vicente Neto - Filme: The Zone of Interest (título no Brasil: “Zona de Interesse”)
The Zone of Interest (título no Brasil: “Zona de Interesse”)
Estava ouvindo rádio e comentaram deste filme, dizendo estar concorrendo a vários Oscars e que era sobre o holocausto, um assunto que me interessa. Olhei sobre ele no IMDb (como sempre faço), vi que tinha uma nota alta e a atriz principal do filme “Anatomia de uma Queda”, era também a atriz principal neste. Fui correndo assistir!
Enquanto milhões de pessoas são mortas nos campos de concentração concebidos pelos nazistas, o comandante Rudolf Höss e a sua mulher tentam transformar a vivenda que lhes foi atribuída, junto ao campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau (comandado por Rudolf), num lar aconchegante.
Naquele espaço murado, cheio de flores e árvores de frutos, a família Höss leva uma vida tranquila, ignorando conscientemente tudo o que se passa lá fora: os cheiros, os sons e o terrível sofrimento das vítimas.
O filme é fora do padrão! Inicialmente, o filme fica com alguns poucos minutos sem imagem, apenas sons... e demora para terem alguns diálogos. E raramente as cenas tem “closes” nos personagens. É um pouco difícil, meio “diferente” a forma de filmar, mas a idéia é fantástica. Falar sobre o holocausto, praticamente dentro de Auschwitz sem mostrar uma cena de violência explícita, mas ao mesmo tempo, te deixar incomodado com aquilo, é incrível! Vale ver, mas é um pouco monótono as vezes.
Vicente Neto
Coluna Crítica de Cinema
Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em DVD. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme que assistiu.