Raquel Baracat

View Original

Crítica de cinema por Vicente Neto - Filme: One Life (título no Brasil: “Uma Vida - A História de Nicholas Winton”)

One Life (título no Brasil: “Uma Vida - A História de Nicholas Winton”)

Assisti ao trailer do filme e achei a história interessante, mas nada demais. Por ser um filme com Anthony Hopkins, já mereceu um pouco mais de atenção.

Proveniente de uma família judia, Nicholas George Winton (Anthony Hopkins) nasceu em Londres, em maio de 1909. O maior feito da sua vida aconteceu durante o ano de 1938, pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial.

Ao perceber que a Tchecoslováquia estaria prestes a ser invadida pelas tropas alemãs (algo que se prolongou até 1945), se associou a voluntários do Comitê de Refugiados do país, ajudou a fazer uma lista de crianças com menos de 17 anos e arranjou um plano de transporte e acolhimento na Inglaterra, para que fossem poupadas aos campos de concentração nazistas, para onde milhões de outras pessoas acabariam por ser levadas.

Essa operação de trazer crianças para Inglaterra, organizada pelo Governo britânico e pela sociedade civil, ficou conhecida como Kindertransport. As proezas de Nicholas Winton só foram tornadas públicas em 1988, quando foi convidado para o programa That's Life!, da BBC, em que foi surpreendido com a presença de algumas das 669 pessoas que salvara 50 anos antes.

O filme me surpreendeu e muito! Fiquei muito emocionado e achei o enredo muito bom. Não é um filme enrolado, bem direto. Muito bom saber da vida do Nicholas Winton, que eu desconhecia completamente. Assista imediatamente! rs

Vicente Neto

Coluna Crítica de Cinema

Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em DVD. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme que assistiu.