Olá pessoal!
Ao pensar naquela fase em que já podemos deixar de trabalhar, não costumo mencionar a palavra aposentadoria, a qual nos traz à cabeça a imagem de um idoso, de cabelos brancos. Os tempos mudaram, a expectativa de vida aumentou e estamos vivendo melhor, acredito que ao invés de aposentado, é mais apropriado mencionar independente financeiramente.
E qual a diferença? Nem sempre aquela pessoa que trabalhou a vida toda e agora se aposentou, é independente financeiramente, de acordo com pesquisas (IBGE), apenas 1% se encontra nessa tão sonhada posição, a maior parte dos aposentados precisa continuar trabalhando para manter seu padrão de vida ou então apenas sobreviver.
O que você tem feito para o seu futuro? Além do nosso histórico econômico, temos dificuldade em colocar em prática objetivos de longo prazo, por isso é tão complicado. Porém, se pensarmos na independência financeira, fica mais fácil, afinal, mesmo que você seja novo de idade, mas já é independente financeiramente, continuará trabalhando, por puro prazer e gostar do que faz.
Descubra o valor que dará essa liberdade e tente trazer esse objetivo, que costumamos projetar para longo prazo, para um tempo menor, será mais fácil de seguir com o planejamento.
Abraço e até semana que vem!
Gisele Kobayashi
E-mail:
gisele@cktreinamentos.com.br
Fan page: CKTreinamentosTelefone: 19. 9 8138.0189
Gisele Kobayashi é Educadora Financeira da CK Treinamentos, Graduada em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade de Taubaté – UNITAU, certificada desde 2009 como Agente Autônoma de Investimentos, autorizada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Atualmente, ministra cursos e palestras na área de Educação Financeira, no planejamento das finanças e disseminando conhecimento dos produtos disponíveis no Mercado (Planejamento Pessoal, Renda Fixa, Renda Variável, Previdência).