Na Cadeira de Maquiagem: Não cometa estas gafes!

Olá! Como devem saber, trabalho como free-lance em alguns salões, e sempre tem clientes que cometem certas gafes e acabam atrapalhando a maquiagem! Hoje vou dar umas dicas de comportamentos que devem ser evitados na hora de fazer maquiagem com um profiss

Evite atrasos: em dia de casamento, a noiva e as madrinhas costumam passear pelo salão, tirar fotos e curtir o dia! E isso é ótimo, desde que isso não atrapalhe o trabalho dos artistas que estão lá dando o seu melhor! Então evite atrasos na hora da maquiagem - se é o seu horário, interrompa as fotos e deixe pra comer (de preferência) antes ou depois do seu horário!

Não fique no celular: esta é super importante! É super compreensível que, em dia de festa, tem muita confusão, vários problemas de última hora e mensagens, mas ficar falando no celular atrapalha muito a maquiagem, sem contar que atrasa o processo. Então tire esse momento para sentar na cadeira e deixar o artista fazer seu trabalho sem interrupções. Peça para alguma madrinha ou parente que não esteja ocupada naquele momento ficar com o seu celular enquanto você faz sua maquiagem.

Não queira avaliar a maquiagem antes de estar finalizada: gente, esta também é clássica. Eu entendo que muitas pessoas já tiveram experiências traumáticas com maquiadores que fizeram um trabalho ruim, e as clientes chegaram em casa e tiraram tudo. Essa história se repete sempre! E muitas acabam ficando muito exigentes na hora de fazerem uma maquiagem com um profissional. O ruim disso é que, se você fica avaliando a maquiagem sem estar nem na metade, sua visualização pode estar equivocada e muito distante do resultado final! Um bom artista sempre deve perguntar o que a cliente gosta, não gosta, e se ela tem alguma ideia do que gostaria de fazer. Assim fica muito mais fácil para nós sabermos suas preferências pessoais! E tenha paciência: se no fim você quiser que algo seja alterado, o bom artista fará o possível para deixar a maquiagem de acordo com seu gosto!

Entretanto, lembre-se de sempre dar ouvidos ao artista: Muitas clientes aparecem no salão exigindo detalhes extremamente específicos da maquiagem que querem, e se esquecem que a maquiagem que o artista fizer em suas clientes é seu cartão de visita, é apenas assim que conseguirá demonstrar a qualidade de seu trabalho. Se você não aprecia e sente-se muito insegura em fazer maquiagem com outra pessoa, é melhor fazer você mesma, do jeito que preferir! Nós, maquiador@s de salão, temos um certo padrão de maquiagem e qualidade que devemos seguir, e isso inclui usar mais produtos do que vocês podem estar acostumadas e aplicá-los em maior quantidade, pois a fotografia com flash costuma tirar cerca de 35% da intensidade das cores! Por isso, seja sempre paciente e dê espaço para o maquiador fazer seu trabalho, afinal, faz parte de sua reputação!

Nunca peça para o maquiador te dar um de seus produtos: gente, isso já aconteceu comigo, acreditam? Uma cliente já chegou a me pedir para dar para ela um gloss! Tipo, de presente mesmo, “posso ficar com esse gloss? Você me dá?”! Isso é inadmissível, meninas! Nossa maquiagem é nosso material de trabalho, e por mais que possamos comprar outro, às vezes é um produto raro, caro, e é uma ferramenta para nós, e não um simples item na nossa coleção - que pode ser gigante, mas não justifica esse pedido indelicado! Então lembre-se sempre de ter muita delicadeza e nunca peça de presente ou tente “comprar” um produto do maquiador!

 

E é isso, meninas! Boa sorte e lembrem-se: divirtam-se!

Najuh Mantovani

 

Maquiadora profissional, estudante de Psicologia na PUC-Campinas. Viciada em maquiagem e vegetariana, procura sempre por novas marcas que não realizem testes em animais.

Atualmente trabalha em Campinas como maquiadora profissional Free-Lance, nos salões Studium, Studio Andy e L’ellit. Atende também a domicílio.
Contato: (19) 981110051
Instagram: @NajuhMantovani